PENAFIEL ASSINALA MÊS DE PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAMA

Câmara desafia a comunidade a juntar-se a esta campanha através da publicação de uma fotografia vestindo uma peça de roupa rosa com o hastag #PenafielRosa

O Município de Penafiel associa-se à campanha “Outubro Rosa – Onda Rosa”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com a promoção de várias iniciativas de carácter simbólico, com o objetivo de mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama.

Assim, a partir do próximo dia 10 de outubro, Penafiel vai iluminar a rotunda do Abraço do Povo com a cor rosa. Através do programa Afectiv(idades), de 15 a 30 de outubro, as Instituições Sociais do concelho, depois de desafiadas pela Câmara Municipal, vão elaborar a árvore da vida em tons rosa, com materiais recicláveis, que, posteriormente, vão ser expostas nos serviços municipais de acesso ao público. Ainda nas mesmas datas, a autarquia desafia toda a comunidade penafidelense a vestir uma peça rosa e a publicar uma fotografia nas redes sociais com o hastag #PenafielRosa.

Para encerrar o mês de prevenção do cancro da mama, no dia 30 de outubro, vai realizar-se uma aula de hidroginástica em tons de rosa, nas Piscinas Municipais de Paço de Sousa, pelas 10 horas.

Para a Vereadora com o Pelouro da Saúde, Daniela Oliveira, “Esta é uma iniciativa de grande valor para, sobretudo, sensibilizar a população para a prevenção desta doença, que, infelizmente, afeta muitas mulheres, Um diagnóstico precoce faz toda a diferença e é precisamente para isso que pretendemos alertar. Em Penafiel, o bem-estar e a saúde de todos é nossa prioridade. Nesta matéria, disponibilizamos transporte gratuito até ao Porto a todas as mulheres de Penafiel rastreadas ao cancro da mama e com necessidades de exames complementares de diagnóstico e de consulta médica da especialidade, não esquecendo ainda as sessões de reiki gratuitas e o nosso gabinete de psico-oncologia, que dá apoio psicológico a todos os doentes oncológicos e familiares, procurando potencializar a sua qualidade de vida.”

Recorde-se que o movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, promove a iniciativa “Outubro Rosa” com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.

Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher.