PENAFIEL ALARGA DESINFEÇÃO AOS JARDINS DE INFÂNCIA, TESTA COLABORADORES E DÁ FORMAÇÃO

Espaços abrem dia 1 de Junho com todas as condições asseguradas

A Câmara Municipal de Penafiel, não vai ficar apenas pelas escolas secundárias, e avançou para acções de desinfeção nos jardins de infância, que abrem a partir do dia 1 de junho.

Além da desinfeção, a autarquia decidiu testar os colaboradores que vão estar em contacto mais direto com as crianças e iniciou formação sobre boas práticas higiénico-sanitárias para todos os assistentes operacionais que desempenham funções nos jardins de infância do concelho de Penafiel.

Esta iniciativa enquadra-se no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, em várias frentes, pela Câmara Municipal na segurança, prevenção e combate da pandemia COVID19, tendo no caso em concreto assegurar todas as condições de segurança para jovens e funcionários e para que os pais se sintam mais tranquilos e confiantes em deixar os seus filhos nos jardins de infância.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “O Governo definiu a reabertura do pré-escolar para 1 de Junho, e em boa verdade só o poderíamos fazer se tivéssemos a certeza que o faríamos em segurança e com capacidade de transmitir confiança aos pais e colaboradores. Em Penafiel estamos a trabalhar para estar tudo a postos, desinfetado, limpo e em segurança para o regresso das crianças aos jardins de infância. As crianças as suas famílias são a nossa grande preocupação e achámos por bem alargar as medidas de desinfeção das escolas secundárias aos jardins de infância e continuaremos a trabalhar, de forma muito intensa, com a implementação de todas as medidas que sejam eficazes, realistas e com resultados comprovados para o bem estar da nossa população.”

Recorde-se que o Município de Penafiel já realizou várias ações e lançou diversas iniciativas, desde o início da crise do COVID19:

Criou uma rede (UBER) de apoio social de entrega de bens de primeira necessidade, um plano municipal com 25 medidas para apoiar famílias e empresas locais, distribuição de kit´s com máscaras sociais a toda a população, que retirou ainda empresas do sistema de lay off ou em risco de fechar portas. Entregou também material informático aos agrupamentos de escolas, para apoiar alunos sem acesso às tecnologias que neste momento são essenciais para a sua aprendizagem.

Em articulação com o ACES resolveu ainda testar funcionários e utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social, tem vindo a gerir a gestão dos eventos, em função com das normas da DGS, entre muitas outras iniciativas, algumas das quais vão sendo anunciadas à medida que evolui a pandemia e à medida que as circunstancias o permitam.

O município tem ainda tido a preocupação e o cuidado de não deixar cair no esquecimento, datas importantes, quer a nível nacional como foi a comemoração do 25 de abril, ou até mesmo iniciativas muito ligadas à identidade da população de Penafiel, como foi, por exemplo, o caso das Endoenças.

A Câmara Municipal de Penafiel montou desde a primeira hora um gabinete de crise multidisciplinar que continuará atento a todas as medidas que, de forma eficaz, possam ainda vir a ser implementadas para apoiar os Penafidelenses.