PENAFIEL AJUDA A TIRAR DO LAY-OFF EMPRESAS DO SECTOR TÊXTIL

Município vai oferecer pack´s com 3 máscaras em tecido à população

Empresários até ponderam contratar mais colaboradores

O Município de Penafiel vai oferecer à população um Kit composto por 3 máscaras, fabricadas em tecido, de acordo com as normas em vigor.

A Câmara Municipal resolveu recorrer a empresas têxteis do concelho que se encontravam em lay off, ou em profunda crise económica devido à forte quebra de encomendas. O pack será composto por três máscaras sociais, reutilizáveis, para cada família, entregues no domicílio residencial mediante solicitação por parte dos munícipes.

As empresas que vão participar no processo, duas na fase de arranque, têm capacidade para produzir entre 4.000 a 6.000 máscaras por dia, prevendo-se que possam vir a fornecer depois, também, a outras entidades que delas necessitem, sendo que há já situações que vão obrigar à contratação de mais funcionários.

Este impulso do Município foi fundamental para iniciar o projeto, sendo que a produção será feita por empresas de pequena/média dimensão da indústria têxtil do concelho de Penafiel, que normalmente se dedicavam à confecção de roupa e que, por causa da pandemia tiveram elevadas quebras nas encomendas ou entraram em lay off.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa “ Esta iniciativa é das mais importantes que podemos lançar, porque por um lado vamos proteger os nossos concidadãos e por outro estamos a ajudar a economia local e, em alguns casos, a recuperar empresas que estavam já encerradas. Esta é uma crise complexa mas o mais importante é estarmos todos juntos neste combate e nunca baixarmos os braços.”

Esta máscara social reutilizável pretende servir como uma máscara barreira, para complemento das medidas de protecção e das regras de distanciamento social. As máscaras não são para a utilização por profissionais de saúde no exercício das suas funções, nem são um dispositivo médico.

O objectivo passa por as pessoas as utilizarem quando deixam as suas casas e se deslocam para o local de trabalho, escola ou estabelecimentos comerciais, de forma a protegerem-se a si próprias e à comunidade.