ORDEM DOS PSICÓLOGOS DISTINGUE CÂMARA DE PENAFIEL COM SELO COMUNIDADES PRÓ-ENVELHECIMENTO

Município foi reconhecido pela segunda vez consecutiva

A Câmara Municipal de Penafiel foi distinguida pela segunda vez consecutiva com o Selo Comunidades Pró-Envelhecimento, pela Ordem dos Psicólogos, numa cerimónia que decorreu no dia 14 de Abril, em Évora, na Fundação Eugénio de Almeida, e que contou com a presença da Vereadora com o pelouro da Família e Inclusão Social, Daniela Oliveira.

O Selo Comunidades Pró-Envelhecimento 2022-2024 é uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) que pretende reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas (Municípios e/ou Juntas de Freguesia), cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

Para Daniela Oliveira, Vereadora com o pelouro da Família e Inclusão Social, “Penafiel volta a ser notícia por bons motivos ao nível da inclusão e envelhecimento social. Este selo demonstra o trabalho de proximidade desenvolvido por uma equipa multidisciplinar. Entendemos dar toda a atenção aos nossos seniores com um conjunto de políticas que os façam sentir bem e que os ajudem no dia-a-dia. Vamos continuar atentos e perto deles para o que precisarem.

Ao todo candidataram-se 85 Juntas de Freguesia ou Câmaras Municipais ao Selo Comunidades Pró-Envelhecimento.

Segundo a Ordem dos Psicólogos Portugueses “esta iniciativa é o contributo para a sustentabilidade do sistema económico e social, apostando no capital humano que Portugal possui. O objetivo final é uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos em todos os momentos do ciclo vital”.