ORDEM DOS ECONOMISTAS DESTACA RESULTADOS POSITIVOS DE PENAFIEL

Rating Municipal Português reconhece a sustentabilidade financeira entre outros indicadores

A ordem dos Economistas considera Penafiel um dos melhores municípios, no Rating Municipal Português, da região do Tâmega e Sousa.

O Relatório do Rating Municipal Português, que analisou dados referentes a 308 concelhos, coloca Penafiel em termos globais no lugar 131º, destacando indicadores como “governance” (64º), ou a forma como as organizações são geridas ao alto nível, “Sustentabilidade Financeira” (87º) e ainda “serviços ao cidadão” e “desenvolvimento económico e social”.

Os critérios de avaliação foram estabelecidos com a colaboração de diversas entidades, como o Tribunal de Contas, Direção-Geral das Autarquias Locais, Associação Nacional dos Municípios Portugueses e Inspeção-Geral das Finanças.

Este relatório, surge pouco tempo após o concelho de Penafiel ter sido uma vez mais premiado, e considerado o melhor concelho do Tâmega e Sousa para “Viver”, “Visitar” e “Investir”, de acordo com a Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©.

Recorde-se, ainda, que recentemente a Câmara Municipal de Penafiel, anunciou uma redução da divida superior a 20 por cento, tornando-se um dos municípios menos endividados da região, ficando dispensado da lei dos “fundos disponíveis”

Já mais recentemente, a autarquia viu a DGAL a reconhecer uma descida na ordem dos 40% nos prazos médios de pagamento (dados referentes a 31 Dezembro de 2018), o que coloca a autarquia bem posicionada no contexto regional.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, ”Os dados, os estudos e os rankings recentemente conhecidos, só evidenciam que Penafiel está no bom caminho, e não apenas em termos orçamentais mas também na estratégia de gestão, conseguindo destacar-se em toda a região como um território atrativo para o investimento e com qualidade de vida para as pessoas. Muitas vezes estes indicadores não são automaticamente conhecidos, o que permite no combate político algumas acusações injustas e disparatadas que acabam por se comprovar falsas. Estou naturalmente muito satisfeito por ver entidades externas e independentes reconhecerem o caminho que temos vindo a fazer em prol do desenvolvimento da nossa terra.”