Museus

O Museu Municipal beneficia agora de uma ampla área de exposição e serviços que permite acolher visitantes e utentes com qualidade. O visitante poderá desfrutar neste espaço museológico das cinco salas temáticas da Exposição Permanente dedicadas à Identidade, ao Território, à Arqueologia, aos Ofícios e à Terra e Água.

O Museu Municipal de Penafiel está aberto ao público de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, encerrando apenas à segunda-feira e nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.

O Museu Municipal de Penafiel tem quatro núcleos dependentes para além do núcleo-sede, localizado na Rua do Paço, na cidade de Penafiel,  são eles:

  • o Castro de Monte Mozinho, situado no Lugar de Vilar, na partilha das freguesias de Galegos e Oldrões;
  • o Moinho da Ponte, situado na Travessa do Moinho, na margem do rio Sousa, freguesia de Novelas;
  • o engenho de Sebolido, lagar de azeite na freguesia de Sebolido e
  • a aldeia de Quintandona, no extremo noroeste da freguesia de Lagares e Figueira

O Castro de Monte Mozinho é um sítio arqueológico que tem sido sistematicamente escavado desde 1974, com um povoado fortificado de altura de origem castreja e com longa ocupação romana. Dispõe de um Centro Interpretativo, onde se podem explorar várias maquetes e ver algumas peças provenientes das escavações arqueológicas ali realizadas, com um pequeno auditório onde se pode visionar um filme sobre o castro. Para além da área arqueológica visitável, dispõe ainda de uma parque de merendas e instalações sanitárias para o público. Saber mais.

O Moinho da Ponte de Novelas foi recuperado pelo Município de Penafiel em 2006, podendo ali ver-se o seu funcionamento e procurando-se através deste núcleo museológico chamar a atenção para a importância do ambiente ribeirinho. No lameiro adjacente, plantaram-se as árvores que tradicionalmente bordejavam as margens do Sousa, como o amieiro e o lodão, tantas vezes suporte das uveiras, forma secular de sustentação das videiras a reconstituir. Também está presente o vimeiro, empregue no fabrico da cestaria. Saber mais.

O engenho de Sebolido, aberto em abril de 2013, após um longo processo de reconstrução da estrutura original, datada de 1864, o engenho pertencia originalmente à Casa de Sá, que o doou ao Município de Penafiel a fim de preservar e valorizar o imóvel através da execução do projeto de recuperação e musealização do mesmo. Saber mais.

A Aldeia de Quintandona localiza-se no extremo noroeste da freguesia de Lagares e Figueira, no concelho de Penafiel. A preservação da antiga arquitetura vernacular, associada à atividade agrícola tradicional, conduziu ao reconhecimento do valor cultural e patrimonial da aldeia, constituída, em setembro de 2013, como um núcleo dependente do Museu Municipal de Penafiel. Saber mais.