MUSEU MUNICIPAL DE PENAFIEL CELEBRA 75 ANOS DE EXISTÊNCIA

Atuais instalações já receberam cerca de 200 mil visitantes

Diversas iniciativas, todas gratuitas, marcam a programação

O Museu Municipal de Penafiel vai comemorar, no dia 17 de Abril, o seu 75.º aniversário com várias iniciativas ao longo de todo ano, a partir de dia 14 de abril, numa organização do Município em parceria com a Associação de Amigos do Museu.

Destaque entre o dia 14 e o dia 17 de abril com uma programação intensa e diversificada, para todas as idades, sempre com entrada livre e gratuita, com teatro, música, cinema, visitas guiadas, oficinas do Serviço Educativo, contos infantis, pinturas faciais, oficinas de desenho, uma nova exposição temporária e a possibilidade de ver artesãos a trabalhar ao vivo, criando uma experiência singular para o visitante.

Desde a sua abertura nas novas instalações da Rua do Paço, a 24 de março de 2009, já passaram pelo Museu Municipal cerca de 200 mil visitantes.

No âmbito das comemorações, Maria José Santos, Diretora do Museu Municipal de Penafiel, recorda que “o atual edifício do Museu Municipal já é a sua terceira casa, tendo inicialmente funcionado, desde a sua fundação em 1948, no R/C do edifício da Biblioteca Municipal (Palacete do Barão do Calvário), transitando depois em 1990 para o espaço da Rua Conde Ferreira (hoje Loja do Cidadão), onde se manteve até à mudança definitiva de instalações, para a Rua do Paço, em 2009. O atual edifício do Museu Municipal está situado junto do Largo da Ajuda, onde ainda hoje existe a farmácia que foi propriedade do seu mentor e impulsionador, Abílio Miranda, Farmacêutico de profissão, que trocava muitas vezes medicamentos por peças de valor histórico e arqueológico, conseguindo assim juntar um considerável espólio que mais tarde daria origem ao acervo inicial do Museu.

Em 2010, o Museu Municipal de Penafiel foi distinguido com o Prémio de Melhor Museu Português, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, sendo nesse ano também nomeado para o European Museum of the Year Award, do Forum Europeu dos Museus, integrando ainda o The Best in Heritage Excellence Club desde 2013, da Associação Europeia do Património.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “O nosso Museu continua a destacar-se no panorama cultural de Penafiel e da região. Um espaço de excelência e com um espólio e uma riqueza imensurável. O ano de 2009 foi um ano importante para a afirmação deste polo cultural e o início de uma nova era com as novas e modernas instalações no palacete Pereira do Lago, na Rua do Paço. A toda a equipa que trabalha todos os dias para torná-lo cada vez melhor, e para proporcionar aos visitantes uma experiência única, o nosso obrigado. Parabéns Museu Municipal de Penafiel.

A Exposição Permanente deste espaço museológico conta com 1.250 m2 de área de exposição, 5 ambientes museográficos diferentes, com cinco salas temáticas dedicadas à Identidade, ao Território, à Arqueologia, aos Ofícios e à Terra e Água, 995 objectos expostos e contou com o envolvimento imprescindível de 43 entidades e 127 pessoas.

Para Daniela Oliveira, Vereadora com o pelouro da cultura da Camara Municipal de Penafiel, “Preparamos um programa com vários eventos, todos com entrada livre, dedicado aos 75 anos do nosso Museu. Uma data importante e cheia de boas recordações. Aceite o nosso convite e de 14 a 17 de Abril venha ao Museu de Penafiel e desfrute dos eventos que preparamos para si.