MUSEU MUNICIPAL ACOLHEU SEMINÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DE PENAFIEL E DOS PENAFIDELENSES

O Museu Municipal de Penafiel acolheu, no dia 10 de março, o “II seminário: Penafiel e os penafidelenses na história”, no âmbito das comemorações dos 248 anos da elevação de Penafiel a cidade.

Seminário História Penafiel Penafidelenses

O seminário foi organizado pelos Amigos do Arquivo de Penafiel com o apoio da Câmara Municipal, e contou com a presença de vários conferencistas divididos em 4 painéis.

Seminário História Penafiel Penafidelenses

Susana Oliveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, deu os “Parabéns ao Amigos do Arquivo de Penafiel pela excelente organização deste encontro, que reúne oradores de diferentes gerações. É muito gratificante existirem pessoas interessadas em estudar continuamente a nossa história, bem como, as personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do nosso concelho. São estudos de grande responsabilidade que afirmam, honram e preservam essa mesma história de um património tão rico, o que aumenta ainda mais a responsabilidade de cada um de nós.”

Seminário História Penafiel Penafidelenses

No “II seminário: Penafiel e os penafidelenses na história”, os oradores convidados abordaram a biografia de D. Manuel Luís Coelho da Silva (natural de Paço de Sousa); o exílio político de D. António Ferreira Gomes; o arquivo de família da Casa de Cabanelas; a história dos brasileiros do Vale do Sousa; o caminho-de-ferro em Penafiel; a comunidade beneditina do Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa; os costumes e tradições orais da freguesia de Boelhe, no séc. XX; a história de Mafalda Sanchez; o túmulo de Egas Moniz; a necrópole romana de Monteiras, em Bustelo; a necrópole de Montes Novos, na freguesia de Croca; e os segredos da Estela de Capela.