Museu de Penafiel recebeu IV seminário “Servir o Superior Interesse da Criança”

CPCJ de Penafiel Assinala 25 Anos de Existência de Apoio e Proteção às Crianças e Jovens do Concelho

No dia 8 de novembro, o auditório do Museu Municipal de Penafiel, acolheu o IV seminário “Servir o superior interesse da criança”, organizado pelo Município de Penafiel e pela CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de Penafiel. A sessão de abertura contou com a presença de Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Rodrigo Lopes, Presidente da CPCJ de Penafiel e do Juiz Conselheiro Jubilado Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

penafiel

Para o Juiz Conselheiro Jubilado Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, “Quero felicitar a CPCJ de Penafiel, a Comissão mais antiga do país, pela comemoração dos seus 25 anos. A vossa Comissão é uma entidade forte, que dá uma resposta capaz na prevenção e promoção do bem-estar das crianças. Parabéns pela vossa luta. A concretização dos direitos das crianças e dos direitos humanos das crianças são fundamentais para a qualidade da infância e para a qualidade humana. Temos de conhecer bem a criança para corresponder às suas necessidades e anseios. Um bem-haja a Penafiel por organizar este encontro de reflexão de grande importância.”

O colóquio teve como temas o “acolhimento familiar de crianças”; “investigação sobre a criança como sujeito ativo de direitos”; “mais educação, melhor educação e maior equidade social”; “primado do princípio do superior interesse da criança”; “indisciplina, agressividade e violência nas escolas” e “efeito boomerang”.

penafiel

Rodrigo Lopes, Presidente da CPCJ de Penafiel, salienta a responsabilidade da Comissão, “Foi há 25 anos que a comunidade penafidelense se organizou para criar uma Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. Ao longo destes anos, a CPCJ de Penafiel contou com muitos técnicos dedicados a uma causa comum, proteger e defender as nossas crianças. Estamos a viver um grande momento de felicidade e de orgulho, o que aumenta a nossa responsabilidade na intervenção de várias problemáticas, como, por exemplo, a negligência dos pais. O Presidente da CPCJ de Penafiel falou também do projeto que vai marcar o 25.º aniversário da Comissão, “Desenvolvemos um projeto junto das crianças do 4.º ano, de todos os Agrupamentos Escolares do concelho de Penafiel, que vai resultar num livro de contos, inspirado nos direitos das crianças.”

penafiel

O debate contou com a participação de vários oradores especialistas no superior interesse da criança, como Paulo Guerra (Juiz Desembargador e Diretor Adjunto do Centro de Estudos Judiciários), Ana Virgínia Coelho (Procuradora da República), Celina Cláudio (Diretora Técnica do Serviço da Família da “Mundos de Vida”), Vitor Leite (Diretor da Escola Secundária de Penafiel), docentes da Universidade do Minho (Natália Fernandes), Universidade Nova de Lisboa (David Justino) e Universidade do Porto (Joaquim Luís Coimbra e Teresa Magalhães).

penafiel

Já Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, salientou o acompanhamento do Município no trabalho desenvolvido pela CPCJ de Penafiel, “Parabéns à CPCJ de Penafiel por estar a comemorar 25 anos de existência. É um balanço muito positivo no acompanhamento, apoio e dedicação às crianças e jovens do nosso concelho, onde esta Comissão tem tido a capacidade de se adaptar a novos desafios. Quero também salientar o meu reconhecimento a todos aqueles que passaram pela CPCJ de Penafiel, servindo sempre o superior interesse das crianças e jovens. O Município de Penafiel apoia esta entidade local a nível logístico e de recursos humanos, estando sempre atenta ao trabalho desenvolvido pelos seus técnicos. Parabéns pela organização deste seminário com oradores de excelência e com temas pertinentes para o mundo em que vivemos.”

O seminário teve como objetivo sensibilizar os técnicos de apoio à criança, professores e famílias para uma maior equidade social, reforçando a proteção da criança e os seus direitos.
A CPCJ de Penafiel assinalou, no passado dia 7 de novembro, 25 anos de existência na promoção e proteção das crianças e jovens de Penafiel.