MUNICÍPIO DE PENAFIEL VAI DISTRIBUIR EQUIPAMENTO INFORMÁTICO PELOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO

Estudantes sem acesso a tecnologias informáticas vão receber “tablets” para estudar em casa

A distribuição dos equipamentos será efectuada pelos agrupamentos de escolas do concelho

Em linha com o que tem vindo a ser a política da Câmara Municipal de Penafiel para dar resposta, imediata, aos problemas e dificuldades criadas pela pandemia da COVID 19, vão ser distribuídos meios electrónicos aos jovens estudantes do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos), carenciados e sem equipamentos informáticos.

A medida pretende promover a igualdade de oportunidades entre os alunos do concelho, por isso, para que possam estudar em casa em igualdade de circunstâncias com os colegas que têm acesso a computadores ou equivalentes, o Município de Penafiel vai proceder à entrega de 750 tablets aos jovens que não possuam acesso a qualquer tipo de equipamento informático.

A identificação dos alunos que vão receber os equipamentos, bem como a sua distribuição, será assegurada pelos agrupamentos escolares, que conhecem de forma mais direta e no terreno as necessidades de cada aluno.

A ideia é que os alunos mais carenciados ou sem equipamento possam ter acesso ao sistema de ensino “virtual” actualmente em vigor, medida que se aplica aos jovens do 1º Ciclo( 1º, 2º, 3º e 4º Anos), do 2º Ciclo( 5º e 6º Anos) e ainda ao 3º Ciclo( 7º, 8º e 9º Anos).

Quanto ao ensino secundário ainda se aguarda uma decisão do Ministério da Educação, sendo que, ao que tudo indica, as aulas iniciar-se-ão a partir de 4 de maio.

Desde o início da crise do COVID 19, o Município de Penafiel tem vindo a adoptar de forma determinada, entre outras, diversas acções:

– Aplicou diversas medidas de prevenção.

-Lançamento de um plano com 25 medidas de apoio às famílias e empresas locais mais afectadas pelas circunstâncias criadas pela Pandemia COVID 19.

– Criou condições para a instalação de um centro de diagnóstico da doença, em Penafiel, no pavilhão de Feiras e Exposições.

– Lançou programas de testes ao COVID 19 aos lares de terceira idade do concelho.

– Tem procedido à limpeza e desinfecção permanente de espaços públicos.

– Tem mantido canais de comunicação, com informação oficial e credível, de forma permanente com a população através do seu site, Facebook, Instagram, Twitter, App, entre outros.

A trabalhar em permanência a Câmara Municipal prepara ainda mais acções que a seu devido tempo dará conhecimento  aos Penafidelenses, com o único objectivo de que “juntos vamos vencer”.