MUNICÍPIO DE PENAFIEL PREOCUPADO COM SECA EM PORTUGAL

Penafiel adotou medidas de prevenção

Câmara já implementou medidas de redução do consumo de água e apela a todos para o fazerem nas suas casas

Situação de seca no país é preocupante

Com o agravamento da situação de seca que atualmente atinge o território de Portugal, que tem já registo de algumas zonas em situação de seca extrema ou severa, e não havendo ainda previsão de mudança de cenário, pelo menos até ao final de fevereiro, o Município de Penafiel avançou já com algumas medidas de contenção dos efeitos da seca.

A autarquia reduziu substancialmente os tempos de rega nos jardins com sistema automático, parou as lavagens de equipamentos, viaturas, muros e passeios, implementou um sistema de controlo em todos os edifícios municipais para evitar perdas de água e tem uma equipa de prevenção para resolver, no imediato, possíveis rupturas de água.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “Sem alarmismos, mas com elevada responsabilidade, o Município de Penafiel está a acompanhar de perto a evolução deste cenário e tomou já algumas medidas para combater a seca. Esta é uma situação preocupante, que deve ser contida e minimizada ao máximo por todos nós. Naturalmente, avançaremos com mais medidas, se assim acharmos necessário. Queremos, em primeira linha, proteger os nossos agricultores, que estão a ser os mais afectados, mas também todos nós, que podemos vir a sofrer consequências, que podem, em última instância, privar-nos das necessidades mais básicas. Apelo a todos os penafidelenses para que adotem medidas de redução de consumo de água. Pequenos gestos podem fazer a diferença.”

De acordo com o IPMA, no final de janeiro, mais de um terço do continente (34%) encontra-se em seca severa, mais de metade (54%) em seca moderada, enquanto 11% do território está em seca extrema e só 1% em seca fraca. Atualmente, a situação de seca em Portugal é bastante preocupante e caso não se verifique precipitação no mês de fevereiro muito acima do normal, 2022 pode vir a ser um dos anos mais secos de toda a série meteorológica existente.

Assim, o Município de Penafiel apela a todos que adotem medidas de poupança de água nas suas atividades quotidianas mais básicas, por exemplo:

– Feche a torneira enquanto está a escovar os dentes.

– Enquanto ensaboa as mãos, a torneira não precisa de estar aberta.

– Lave os legumes e as frutas numa bacia com água e depois pode reutilizar essa água para lavar a loiça.

– Diminua o tempo dos duches e desligue a água enquanto enxagua o cabelo

– Troque o banho de imersão pelo duche.

– Enquanto espera que a água do duche fique quente, coloque uma bacia/balde para recolher a água e para a reutilizar mais tarde, por exemplo, para lavar a loiça ou regar as plantas.

– Evite fugas de água.

– Ensine os seus filhos a fechar sempre as torneiras. É fundamental ensinar-lhes desde cedo a importância em poupar água.

– Evite lavagens de carros.

– Reduza os tempos de rega do jardim.

– Não utilize água para descongelar alimentos.

– Entre outras.