MUNICÍPIO DE PENAFIEL LANÇA PROJETO INOVADOR DE APOIO A DOENTES ONCOLÓGICOS

Consultas de psi-oncologia e sessões de Reiki gratuitas a doentes e familiares

O Município de Penafiel tem em curso, em parceria com a Liga Portuguesa contra o cancro e a Associação Portuguesa de Reiki, um novo projeto, inovador, que disponibiliza gratuitamente consultas de psico-oncologia e sessões de Reiki a doentes oncológicos e aos seus familiares.

O diagnóstico de uma doença oncológica carrega por si só diversas alterações emocionais na vida do doente, da sua família e dos profissionais de saúde.

Assim, o Município disponibiliza consultas de psicologia, através de uma unidade que dispõe de um técnico de saúde mental/psicólogo, que realiza consultas de psico-oncologia individuais gratuitas, em Penafiel, para doentes oncológicos, família e profissionais de saúde.

Cerca de 50 pessoas estão já a ser seguidas pelo gabinete de apoio de psico-oncologia, que disponibiliza e encaminha igualmente os utentes e familiares para técnicas alternativas de relaxamento, desde que reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde, como é o caso do Reiki.

As consultas de psico-oncologia associadas ao Reiki apresentam evidências de serem ferramentas essenciais para quem combate a doença, e para os seus familiares, atuando ao nível da ansiedade, da insónia, do medo e até mesmo na depressão, situações que decorem da doença e, por vezes, do próprio tratamento.

O “Usui Reiki Ryoho” é um método de cura natural, que surgiu em 1922, no Japão, e se apresenta não só, mas também como um complemento à ação de qualquer tratamento médico. Esta prática terapêutica é realizada através da imposição das mãos no paciente, sem toque direto no corpo. É um método realizado com 21 técnicas que têm como finalidades: a elevação de consciência; o desenvolvimento pessoal; a prática terapêutica; a desintoxicação emocional; o bem-estar mental; e o auxílio no alívio de dores físicas.

Diversos estudos científicos evidenciam que o Reiki e apoio psicológico têm dado um contributo ativo no combate ao cancro, aumentando o conforto e o bem-estar, em comparação com os doentes que não foram sujeitos a esta técnica.

O cancro é uma das doenças com maior incidência em Portugal e no mundo, sendo que o apoio, nomeadamente psicológico, apresentam evidências de serem ferramentas essenciais para quem combate a doença, e para os seus familiares, atuando ao nível da ansiedade, da insónia, do medo e até mesmo na depressão, situações que decorem da doença e, por vezes, do próprio tratamento.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “Este é mais um serviço gratuito e inovador que disponibilizamos aos nossos concidadãos que, infelizmente, se encontram a combater a doença oncológica. Sabemos que são situações muito difíceis e dolorosas e, por isso, pretendemos, com medidas de apoio como esta, demonstrar que estamos atentos e que tudo fazemos para responder às necessidades destes penafidelenses e das suas famílias, a quem desejamos proporcionar o máximo de bem-estar e qualidade de vida possíveis.

De recordar que o Município de Penafiel disponibiliza um conjunto de medidas de apoio social, no âmbito do Plano Municipal Solidário (PMS), que constituem um relevante instrumento de apoio à população mais fragilizada, nomeadamente, cidadãos mais carenciados e portadores de doença oncológica, através, por exemplo, do apoio à medicação comparticipada ou não pelo Serviço Nacional de Saúde.