MUNICÍPIO DE PENAFIEL COM MAIOR ORÇAMENTO DE SEMPRE

Mais de 100 milhões de euros para continuar a investir no concelho

Um orçamento pautado pelo rigor e pelo compromisso com as próximas gerações

Penafiel está no top 10 nacional dos municípios que mais investem por cidadão

A Assembleia Municipal de Penafiel aprovou, por uma maioria expressiva e sem votos contra, o Orçamento Municipal para 2024, que contempla mais de 100 milhões de euros para investir em eixos estratégicos e dar continuidade a inúmeros projectos em curso.

Este orçamento regista um aumento na ordem dos 15 milhões de euros face ao ano passado, reforçando assim as apostas assumidas para o atual mandato autárquico.

Só nos últimos 10 anos e de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, da autoria da Ordem dos Contabilistas Certificados, é evidente e claro que Penafiel é o 8º Município Português que mais investe por cidadão nos últimos 10 anos.

Todas as áreas da governação municipal serão fortemente beneficiadas pelo novo orçamento, o que evidencia uma estratégia na governação autárquica, havendo, no entanto, áreas que vão contar com fortes investimentos, que serão estruturantes para o nosso território.

Alguns exemplos:

Saúde:

Área que recentemente passou para o domínio das competências municipais.

O Município vai construir um novo centro de saúde nas Termas de S. Vicente, construção de nova Unidade de Saúde Familiar de Penafiel e requalificação de outras unidades de saúde do concelho, para melhorar as condições de acesso para os utentes e melhorar as condições de trabalho para os profissionais de saúde.

Investimentos na ordem dos: 7 milhões de euros.

Mobilidade

• Destaque para a construção de 2 rotundas na saída da A4 para EN106 e no acesso à Zona Industrial nº2, o primeiro passo de uma obra que, pela sua importância em salvaguardar a segurança das pessoas e urgência, vai ser assumida pela Câmara de Penafiel, num investimento de mais de 1.7 milhões de euros. A Câmara Municipal não vai esperar mais pelo Governo e pelas Infraestruturas de Portugal (IP) e avança com a obra. Recorde-se que o local, na saída da A4 Penafiel Norte, na intersecção com a variante à EN106, que liga Penafiel a Lousada, é usado por milhares de condutores diariamente, registando, frequentemente, inúmeros acidentes, alguns com vítimas mortais.
  • Ainda no capítulo da mobilidade, o Município vai avançar com a ligação desde a rotunda de Santa Marta até à entrada da A4, cujo o projeto de execução da obra já está adjudicado, e que vai permitir atenuar o problema do trânsito de atravessamento na cidade.

Investimentos na ordem dos: 6 milhões de euros.

Educação

• Requalificação de vários equipamentos como é o caso da EB 2,3 de Paço de Sousa, Pinheiro e Cabeça Santa, e Penafiel Sudeste, cujas prioridades estão já fixadas no âmbito do processo de descentralização de competências.
  • Ainda está prevista a requalificação da Escola Básica de Peroselo e de várias salas de aula na D. António Ferreira Gomes.

Investimentos na ordem dos: 14,5 milhões de euros.

Habitação

• Construção de edifícios de habitação coletiva.
  • Está ainda prevista a construção da residência universitária que irá nascer na Rua Alfredo Pereira, aumentando a oferta de alojamento para os estudantes, uma vez que são cada vez mais os que procuram a cidade de Penafiel para a sua formação superior.

Investimentos na ordem dos: 5,5 milhões de euros.

Respostas sociais

O reforço de respostas sociais e de novos equipamentos vai continuar a ser uma aposta do Município com o constante acompanhamento junto das instituições sociais quer no apoio às que não têm apoio integral, por parte da Segurança Social, quer nas candidaturas a novos Lares e Creches, mas também a assumir o desafio da construção dos equipamentos, como no caso da creche de Santa Marta.

Investimentos na ordem dos: 3 milhões de euros.

Desporto

O orçamento prevê a requalificação do Pavilhão Municipal Fernanda Ribeiro, a par com a construção de pavilhão desportivo para as Termas de S.Vicente e polidesportivo para Oldrões, além de apoios diversos ao desenvolvimento de várias infraestruturas em diversas freguesias.

Investimentos na ordem dos: 9 milhões de euros.

O orçamento para 2024 vai, naturalmente, também privilegiar projectos nas áreas da cultura, turismo, ambiente e outras áreas.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “Este é um orçamento que me deixa orgulhoso e deve deixar todos os Penafidelenses com a garantia de que governamos para todos e a pensar no futuro. Não abdicamos do equilíbrio financeiro, mas continuaremos a ser das câmaras municipais que mais investem por cidadão e são diversos os  grandes investimentos e opções para 2024. Este orçamento revela uma estratégia assente na sustentabilidade económica e financeira do Município de Penafiel, com uma visão de promoção de um concelho social e territorialmente mais coeso e economicamente mais competitivo. Os números são claros e esclarecedores.

Este é um Orçamento e um Plano cujos princípios orientadores têm ainda como base  a sustentabilidade, as boas práticas ecológicas e preservação do ambiente, nas construções e projetos a implementar, sem esquecer a inclusão social como garantia de que todos os projetos possam ter um impacto positivo na sociedade penafidelense em geral, promovendo a igualdade e a coesão.

Este Orçamento não é apenas uma reposta para um conjunto de investimentos, mas representa um compromisso com o bem-estar das próximas gerações, dos nossos filhos e netos que vão assim viver num concelho cada vez mais desenvolvido e coeso.