Município Apresentou as boas-vindas a professores e educadores do Concelho

Reforçado Esforço na Requalificação de Todo o Parque Escolar

No âmbito da cerimónia de receção aos professores e educadores do Concelho de Penafiel, que se realizou no dia 8 de setembro, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições, o Presidente da Câmara Municipal, Antonino de Sousa, mostrou-se satisfeito por ter concluído a requalificação de todas as escolas do Concelho e, ainda, por dar continuidade aos apoios na área da educação para o ano letivo 2017/2018.

A autarquia vai apoiar os alunos beneficiários das medidas de ação social escolar, do 1.º ciclo do ensino básico, na aquisição de livros de inglês para as Atividades de Enriquecimento Curricular, de material escolar. A Autarquia vai também apoiar nas refeições escolares às crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Sempre encarámos a Educação como um eixo prioritário no contexto do desenvolvimento da nossa comunidade. Penafiel vive um momento muito importante no que diz respeito à Educação das nossas crianças. Atualmente, todas as crianças de Penafiel têm condições de qualidade no acesso à educação. A título de exemplo, vamos manter todos os apoios que até agora prestámos e requalificámos todas as escolas do Concelho. Uma situação que nos deixa a todos, mas em especial à comunidade escolar, muito satisfeitos e felizes.”

Durante a cerimónia de receção aos professores e educadores do Concelho de Penafiel decorreu também a assinatura dos protocolos de autonomia financeira com os agrupamentos de escola.

Para Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação, “Para além das medidas anunciadas, entendemos implementar um Plano inovador no que diz respeito ao combate ao insucesso escolar. Vamos implementar o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) com projetos na área do Teatro, Escrita Criativa, Música, Experimenta Ciências, Rota dos Números, Iniciação à Programação e Robótica e Xadrez. Todas estas medidas com um único objetivo, educar as nossas crianças e prepara-las para o dia de amanhã.”

Os protocolos celebrados de autonomia financeira entre o Município de Penafiel e os agrupamentos de escola, para o ano letivo 2017/2018, vão manter a implementação do projeto educativo e as verbas atribuídas para a aquisição de material didático-pedagógico.