MOTA AMARAL É O PRIMEIRO CONVIDADO DO “CONVERSAS COM SABER” EM PENAFIEL

Ex-presidente da Assembleia da República vai estar no Museu Municipal

No próximo dia 17 de julho, João Bosco Mota Amaral, ex-presidente da Assembleia da República e ex-presidente do Governo Regional dos Açores, vai estar em Penafiel para o primeiro ciclo de tertúlias “Conversas com Saber” – uma iniciativa do jornal Verdadeiro Olhar, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.

A conversa tem início marcado para as 21h00, no auditório do Museu Municipal de Penafiel e a entrada é livre.

Mota Amaral é natural de São Miguel. Mestre em pela Faculdade Direito da Universidade Clássica de Lisboa e Doutor Honoris Causa em Ciências Económicas pela Universidade dos Açores, o açoriano foi presidente do Governo Regional dos Açores de 1976 a 1995 e tornou-se na pessoa com mais anos consecutivos no exercício de um cargo governativo previsto na Constituição. Foi também deputado e presidente da Assembleia da República na IX Legislatura (2002- 2005).

Além disso, constituiu-se como membro fundador do PPD-PSD Açores, presidente da Comissão Política Regional do PSD, presidente honorário do PSD e JSD dos Açores, vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD e presidente do Conselho de Jurisdição Nacional. Foi ainda um dos autores do Projeto de Revisão Constitucional em 1970, pela chamada “Ala Liberal”, contendo muitas reformas democráticas alcançadas com a Revolução de 25 de Abril de 1974.

Fora da política, Mota Amaral chefiou a redacção da revista “Rumo”, bem como do vespertino micaelense “Diário dos Açores”. Em 1996, foi condecorado pelo Presidente da República Mário Soares com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e, em 1984, pelo Presidente da República Ramalho Eanes com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique.