Livro ” Poética do Desassombro”, de Virgílio Carneiro, apresentado em Penafiel

No dia 2 de dezembro, a Biblioteca Municipal de Penafiel acolheu a apresentação do livro “Poética do Desassombro”, da autoria de Virgílio Carneiro, ex-deputado do parlamento português. A sessão contou com a presença de Antonino Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel; Regina Rocha e Manuel Rocha, amigos do autor, que apresentaram a obra.

Para Antonino Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Hoje a nossa Biblioteca está transformada numa Casa das Artes e Cultura, com mostra de artesanato, exposição de pintura, grupo de fados e poesia. É importante a coexistência da diversidade de oferta cultural, num espaço dedicado à literatura. Agradeço ao autor por partilhar connosco a sua escrita, a sua poesia e por ter escolhido a nossa Biblioteca para apresentar o seu livro.”

penafiel

O livro “Poética do Desassombro” revela uma poética cristalina e natural que privilegia a sensibilidade. Neste livro de poesia, os artifícios são quase nulos, o que evidencia a autenticidade na escrita do autor.

Regina Rocha, amiga do autor e responsável pela apresentação do livro, falou da importância da poesia acessível, “Neste livro encontramos o testemunho de uma viagem pela vida, onde encontramos um discurso de um poeta seguro e determinado. Descobrimos o homem sonhador que tenta desmistificar utopias e perseveranças, indo à conquista dos sonhos. É uma poesia curta e acessível. Cada poema é um elo de ligação entre o autor e o mundo que o rodeia.”

penafiel

A apresentação do livro ficou marcada por momentos musicais, a cargo do Grupo de Guitarras de Penafiel.

Para Virgílio Carneiro, autor do livro e ex-deputado do parlamento português, “Agradeço a todos os amigos e familiares que me acompanham. Agradeço também ao Presidente da Câmara Municipal de Penafiel e à Diretora da Biblioteca por me receberem neste espaço. Cada poema é a síntese de um sentimento. A poesia funciona como um medicamento pois, muitas vezes, cura a alma.”

No mesmo dia foi inaugurada a mostra de artesanato e a exposição de presépios, da autoria de Eugénia Silva, patentes na Biblioteca Municipal até final de dezembro.