José Fernando Coelho Ferreira lança livro “Diocese de Penafiel 1770-1778”

Apresentação tem lugar a 21 de junho, pelas 21h30, na Igreja da Misericórdia

O historiador penafidelense José Fernando Coelho Ferreira apresenta, no dia 21 de Junho, às 21h30, na Igreja da Misericórdia de Penafiel, o seu mais recente Livro “Diocese de Penafiel 1770-1778”, numa iniciativa que vai contar com a presença do Arcebispo Titular de Penafiel, D. Francisco Javier Lozano.

Segundo o autor do livro, “a apresentação vai decorrer no mesmo dia, que o Papa Clemente XIV decretou Penafiel à categoria de Diocese, com 102 freguesias desmembradas da diocese do Porto.”

“Penafiel tinha sido elevada a Cidade a 3 de Março desse ano de 1770 e, a 21 de Junho, a diocese, constituindo um ponto alto na história Penafidelense”, acrescenta José Coelho Ferreira.

penafiel
O livro descreve esta narrativa, os documentos da diocese, as freguesias com os rendimentos, o Paço Episcopal, a Igreja da Misericórdia como Sé, os factos históricos, e desvenda toda a envolvência de uma época, na política de Pombal ao criar também nesse ano dioceses de Pinhel, Bragança, Beja, Castelo Branco e em 1774 a diocese de Aveiro.

No dia da apresentação, a comunidade penafidelense vai conhecer, pela primeira vez, o seu “Arcebispo Titular de Penafiel”, D. Francisco Javier Lozano.