IV FESTIVAL DO MELÃO CASCA DE CARVALHO

No próximo dia 17 de agosto (sábado), realiza-se o IV Festival do Melão Casca de Carvalho, no Jardim do Calvário, em Penafiel. Esta é uma iniciativa da Confraria do Melão Casca de Carvalho e do Município de Penafiel.

Tal como na edição passada, a parceria feita com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) mantém-se, no sentido de serem criados produtos feitos a partir do melão de casca de carvalho. Assim, os investigadores da UTAD vão apresentar o “port melon”, compotas e o melão desidratado produzido com uma nova técnica, a fim de tornar o sabor do melão mais evidente. Além destes produtos, há ainda o gelado de melão casca de carvalho, concebido e produzido pelo Alvorada Cakes de Penafiel. O objetivo é diversificar as formas de consumo do melão de casca de carvalho, torná-lo mais apelativo para novos tipos de consumidores e mais rentável do ponto de vista comercial.

A abertura do festival acontece às 10h com a exposição e venda de melão casca de carvalho, vinho da região e mostra de artesanato. Segue-se, às 10h30, o XIX Capítulo Geral da Confraria do Melão Casca de Carvalho, que terá lugar no auditório do Museu Municipal de Penafiel, sendo que, pelas 11h, vai ser celebrada a missa e a XV Entronização de Novos Confrades, na Igreja da Misericórdia.

Já durante a tarde, vai decorrer a habitual visita dos confrades aos expositores, acompanhados pelo Grupo de Cavaquinhos São Miguel de Paredes. Depois, às 17h30, começa a apresentação e a prova dos novos produtos feitos a partir do Melão Casca de Carvalho por investigadores da UTAD. O programa termina às 21h00 com um concerto de Jazz Standards.

09h30 – Pequeno-almoço (Latitude Café & Lounge)

10h00 – Abertura do Festival com exposição e venda de Melão Casca de Carvalho, Vinho da região e Artesanato

10h30 – XIX Capítulo Geral da Confraria do Melão Casca de Carvalho no Auditório do Museu Municipal de Penafiel

11h00 – Missa com XV Entronização de Novos Confrades na Igreja da Misericórdia