HERNÂNI CARVALHO APRESENTA NOVO LIVRO EM PENAFIEL

“Avé-Marias” faz uma reflexão sobre a maneira como a mulher é descrita na Bíblia, a desigualdade entre sexos e o tratamento que, milénios depois, ainda é dispensado às mulheres.

O auditório do Museu Municipal de Penafiel vai acolher, no próximo dia 13 de maio, pelas 21h30, a apresentação do mais recente livro de Hernâni Carvalho, intitulado de Avé-Marias. A entrada é gratuita, mas limitada aos lugares existentes.

Votadas desde a Antiguidade ao silêncio e limitadas à reprodução e às atividades domésticas, ao longo da História as mulheres foram sempre remetidas para a sombra. E na Bíblia – ponto de partida de Avé-Marias e texto fundamental em que se baseia a cultura ocidental – acontece o mesmo. A mulher bíblica era, essencialmente, amante, esposa e mãe. O seu papel era na vida familiar, dependente do marido ou do pai na vida social, económica, política e religiosa. Na Bíblia, o lugar da mulher era bem claro: um lugar secundário, acessório, carregado de deveres e sem direitos. É precisamente sobre estas questões que se debruça a nova obra do jornalista Hernâni Carvalho.

Nascido em Lisboa, em 1960, Hernâni Carvalho destaca-se no contexto do comentário televisivo sobre Segurança e Criminalidade na SIC, onde já trabalha há mais de dez anos. Em paralelo com o jornalismo, é doutorado em Psicologia, jornalista-auditor de Defesa Nacional, sendo é também pós-graduado em Neuropsicologia. É ainda membro da Academia Americana de Psicologia e da Academia Americana de Ciências Forenses e tem estudos graduados na área das Ciências da Religião. Já publicou uma dezena de livros, quase todos dedicados ao fenómeno da criminalidade.