HÁ 20 ANOS NASCIA O DIA DOS AVÓS EM PENAFIEL!

Município mantém tradição de celebrar a data com milhares de Avós e várias iniciativas

Avós vão viver experiência única a bordo de um balão de ar quente, com batismo de voo.

Em Penafiel, a celebração do Dia dos Avós é já um marco anual na agenda do Município. É assim, de forma especial, que, no próximo dia 26 de julho, os avós do concelho de Penafiel se voltam a reunir no Parque da Cidade, onde haverão iniciativas a decorrer ao longo de todo o dia, para todos os gostos e idades.

O destaque deste ano vai para o momento simbólico de celebração do vigésimo aniversário desta “Festa dos Avós”, com o descerramento de uma placa com um poema, especialmente dedicado à penafidelense, fundadora e grande impulsionadora da data, Ana Elisa de Couto.

Este ano há ainda uma grande novidade, que vai testar a audácia e valentia dos nossos avós. À sua disposição estará um balão de ar quente, com capacidade para cerca de 5 pessoas, que vai subir e descer, com uma duração de aproximadamente 4 minutos, e proporcionar uma experiência única de voo no céu de Penafiel.

Além disto, mantêm-se as atividades habituais dos insufláveis e escorregas com água para os mais pequenos, e a exposição de carros clássicos e rastreios de saúde para os graúdos.

A programação começa logo pela manhã, às 09h00, com a receção aos avós, sendo que às 10h00 se realiza a habitual iniciativa dos “Avós em Movimento”, pelo ginásio Playlife. De seguida, pelas 11h00, tem início a Missa Campal em homenagem a todos os avós.

Mais tarde, às 12h30, inicia-se o longo e tradicional “Mega Piquenique”. Durante toda a tarde, vários artistas vão subir ao palco e animar todos os presentes, com especial destaque para o concerto protagonizado pelo Toy.

Todos os avós do concelho e da região estão convidados a participar neste dia especialmente dedicado a eles.

Recorde-se que o Dia Nacional dos Avós foi instituído pela Assembleia da República, em Junho de 2003, após inúmeros contactos de uma munícipe de Penafiel, já falecida, que reclamava desde 1986 a oficialização daquele dia. Ana Elisa de Couto, natural de Penafiel e mentora do dia dos avós em Portugal, dedicou vários anos da sua vida para implementar um dia de todos os avós, homenageando-os enquanto transmissores de cultura, história e sabedoria e enfatizando o vínculo que representam entre as antigas e novas gerações.