GRANDE SALA DE ESPETÁCULOS DE PENAFIEL (E DA REGIÃO) VAI SER INAUGURADA NO VERÃO DE 2023

Obras do ‘Ponto C’ entram na fase final de construção

Nova praça, junto ao edifício, será também utilizada para iniciativas de rua

No coração da cidade de Penafiel, está a crescer, a passos largos, o ‘Ponto C – Cultura e Criatividade’ – um espaço de grandes dimensões, mais de 15.000 m2, que foi projetado para dar resposta a uma necessidade de Penafiel, mas também de toda a região do Tâmega e Sousa (que não dispõem de uma sala de espetáculos do género), que é a criação de um espaço cultural de referencia para concertos, espetáculos de teatro, musica, entre outros.

O ponto C pela sua polivalência e arquitetura promete ser referência no panorama nacional da cultura e das artes. As obras encontram-se já a entrar na fase final, pelo que esta grande sala de espetáculos será inaugurada no verão de 2023.

Com uma área coberta de 2.500m2, este novo polo cultural vai ser constituído por vários espaços diversificados, como o anfiteatro, sala principal do edifício, com capacidade para 400 pessoas e condições para acolher o melhor da criação artística do país e do mundo.

Ainda no edifício nascerá uma outra sala, polivalente, para eventos e iniciativas de menor dimensão, apoio logístico, apoio de cafetaria e outras zonas que pretendem ser um ponto de partilha para experiências artísticas.

O equipamento foi projetado para ser um edifício com alta eficiência energética, com elevados padrões de conforto e apresenta um estilo de arquitetura contemporânea com respeito e total integração na paisagem.

Na zona envolvente ao ‘Ponto C’ vai surgir uma outra área com 12.500m2 de espaço público para lazer, destacando-se a nova ‘Praça de S. Martinho’, que será um ponto de encontro e palco para a realização de inúmeras iniciativas, ao ar livre, nomeadamente, a tradicional Festa de S. Martinho, em Novembro, de cujas provas de vinho já se realizam neste local. Haverá ainda um anfiteatro natural, capaz de acolher diversos eventos culturais, artísticos e recreativos, realizados ao ar livre, com uma paisagem deslumbrante sobre o vale verdejante do Rio Cavalum.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “A cidade de Penafiel vai ganhar um espaço cultural de excelência. Ambicionamos, sobretudo, oferecer aos penafidelenses mas também às populações vizinhas, um espaço cultural digno, mas também proporcionar mais qualidade urbana, nomeadamente na criação de zonas alternativas de acesso ao nosso Centro Histórico, espaços de lazer, de parqueamento, entre outros. Acreditamos que este será um ponto de encontro, de partilha da nossa cultura e um palco para as tradições. Estamos desejosos de que todos possam usufruir deste grande equipamento, que, sem dúvida, vai valorizar muito Penafiel e fazer crescer a cidade para a lindíssima Encosta do Cavalum.”

Novos acessos:

Com uma área total de 15.000 m2 em pleno coração de Penafiel, o ‘Ponto C’ vai ter dois acessos principais. Assim, está em construção uma via que irá fazer a articulação entre a Variante do Cavalum e o Centro Histórico de Penafiel, com ligação à Praça da República, junto ao Palacete onde está instalada a Biblioteca Municipal de Penafiel. Esta nova via terá dezenas de novos lugares de estacionamento e será ainda servida de um passeio pedonal e de uma ciclovia para promover a mobilidade suave e ligação entre o Centro Histórico de Penafiel e o Parque da Cidade.

Por outro lado, a nova Praça de S. Martinho também irá beneficiar de uma nova ligação pedonal através do Largo da Ajuda, onde está instalado o Museu Municipal de Penafiel, com a conversão do rés-do-chão de um edifício numa passagem pedonal de acesso à praça e ao equipamento cultural.

O ‘Ponto C – Cultura e Criatividade’ e toda a sua envolvente é caracterizado por uma qualidade paisagística assinalável, com espaços de socialização e de conexão entre as pessoas, os edifícios e a paisagem, onde se procura construir um modelo urbano do melhor que se faz ao nível das grandes cidades europeias.

Recorde-se que, para a concretização desta nova centralidade cultural do concelho e da região, a autarquia captou cerca de 5 Milhões de Euros de fundos comunitários e do Banco Europeu de Investimento.