Freguesias de Rio Mau e Rio de Moinhos Equipadas com Espaços do Cidadão

A Câmara Municipal de Penafiel inaugurou os Espaços do Cidadão nas freguesias de Rio Mau e Rio de Moinhos, localizados nos edifícios de cada sede de junta de freguesia.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Os novos Espaços do Cidadão reforçam a nossa aposta, na modernização do concelho e na descentralização de serviços. São muitos os assuntos que podem ser resolvidos, sem ter a necessidade de se deslocarem até à cidade, traduzindo-se na melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. É importante vivermos num território coeso. Estes equipamentos têm um papel fundamental, principalmente para quem está mais distante da sede do concelho.”

Estes espaços do cidadão são constituídos por áreas de atendimento ao público, balcões de atendimento, áreas com instalações sanitárias e outras destinadas às pessoas com mobilidade reduzida, e ainda salas de arrumos.
Para o Presidente da Junta de Freguesia de Rio Mau, Manuel Soares da Silva, “É um espaço fundamental para o desenvolvimento da nossa freguesia, e que vem complementar os serviços. Este novo equipamento, localizado na sede da nossa junta de freguesia, promove a inclusão digital e resolução de diversos assuntos, evitando as grandes deslocações.”

Cada posto de atendimento ao cidadão tem ao serviço cerca de treze entidades estatais com cerca de oitenta serviços tais como: segurança social, ministério do trabalho e da justiça, entre outros.

Para Henrique Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, “A nossa vila passou a reunir, num só espaço, três serviços de grande importância para a nossa população. O balcão CTT, a secretaria da junta de freguesia e o Espaço do Cidadão estão acessíveis à nossa comunidade local, garantindo respostas aos problemas de cada cidadão.”

Os serviços disponíveis nos Espaços do Cidadão de Rio Mau e Rio de Moinhos:
– Assuntos relacionados com o ACT (Autoridade para as condições de trabalho);
– Assuntos relacionados com a ADSE (Assistência na Doença aos Servidores Civis do Estado);
– Assuntos relacionados com Propriedade Intelectual;
– Assuntos relacionados com a Defesa do Consumidor;
– Assuntos relacionados com o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras);
– Assuntos relacionados com a Segurança Social: Subsídios, abonos e pensões;
– Assuntos relacionados com a Carta de Condução;
– Assuntos relacionados com registos e notariado.