Executivo Liderado por Antonino de Sousa Apresenta Contas aos Penafidelenses

Emprego, Apoio às Famílias e Empresas, Turismo, Desporto e Cultura com objetivos cumpridos

Forte Redução do Desemprego e Exemplar Gestão Financeira a Par com Promoção de Penafiel Coloca o Território Entre os Melhores do País

A Câmara Municipal de Penafiel promoveu, no salão nobre dos Paços do Concelho, uma conferência de imprensa para fazer o balanço do mandato autárquico 2013/2017.

O Presidente da Câmara Municipal, Antonino de Sousa, acompanhado pela sua equipa de vereadores começou por referir que “os políticos têm a responsabilidade de prestar contas aos cidadãos sobre o trabalho desenvolvido durante os seus mandatos”.

Nos últimos 4 anos, a Câmara Municipal de Penafiel desenvolveu uma estratégia de desenvolvimento, assente em 5 eixos – Solidariedade e Inclusão Social; Políticas de Desenvolvimento Económico; Educação, Cultura, Desporto e Juventude; Sustentabilidade Ambiental e Modernização Administrativa; e, ainda, Gestão dos Recursos e do Território. Em todos estes eixos, os objetivos definidos para o mandato autárquico foram amplamente cumpridos.

Apesar das dificuldades, fruto da forte crise financeira do país, nos últimos quatros anos, o Município de Penafiel, através de uma gestão financeira rigorosa e exemplar, conseguiu atingir excelentes resultados financeiros. Nas contas do último ano, a autarquia conseguiu a maior redução da dívida da década, com um abatimento de 5 milhões de euros.

Durante o mandato 2013/2017, Penafiel esteve sempre dentro do grupo dos Municípios Portugueses com mais investimento realizado. A aposta no desenvolvimento e na coesão do território, traduziu-se na realização de vários investimentos em todas as Freguesias do Concelho, durante os 4 anos do mandato autárquico.

Na área da modernização administrativa, foi possível abrir 9 Espaços do Cidadão, espalhados pelas várias zonas do concelho e implementar o sistema de gestão de processos de forma digital, na área do urbanismo, promovendo assim a melhoria da qualidade dos serviços municipais.

De salientar que, pela primeira vez na sua história, a Câmara Municipal de Penafiel executou grandes obras apoiadas por fundos comunitários, sem recurso a empréstimos bancários.

Com a grande aposta na captação de investimento, o Município de Penafiel assumiu-se como um concelho de referência, a nível nacional. As políticas de atração de investimento permitiram a entrada de 18 milhões de euros de investimento privado direto, gerando um volume de negócios anual, na ordem dos 40 milhões de euros. As novas empresas apoiadas, no âmbito do programa de apoio ao investimento da autarquia, já permitiram a criação de mais de 450 novos postos de trabalhos diretos. Estes dados vão ao encontro da redução da taxa de desemprego, sendo que entre dezembro de 2013 e junho de 2017, o emprego aumentou 43%, o que representa menos 2700 pessoas desempregadas, só nos últimos 12 meses, Penafiel foi o concelho da região onde o número absoluto de pessoas desempregadas mais desceu.

Ao longo do mandato, o Município de Penafiel continuou a promover o território e foi palco de grandes eventos de referência nacional e internacional, como o Campeonato Europeu de Jetski e Motas de Água, Campeonato Nacional de Manobras de Bombeiros, Escritaria e o Penafiel Racing Fest. Penafiel foi também reconhecido pela Sociedade Portuguesa de Autores como o Município Português com melhor programação cultural, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.

Ainda neste mandato, a Câmara Municipal de Penafiel foi pioneira ao criar a Comissão Municipal de Proteção ao Idoso. Também criou um seguro para os bombeiros das três corporações do concelho (Penafiel, Paço de Sousa e Entre-os-Rios) e tarifários sociais de água e saneamento para as famílias numerosas do concelho de Penafiel.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Apesar das dificuldades vividas durante este mandato, em que a Troika esteve em Portugal e os cortes nas transferências para as Câmaras Municipais fizeram-se sentir no nosso orçamento, conseguimos manter os impostos nas taxas mínimas, apoiar as famílias com mais necessidades do concelho e realizar investimento em todas as freguesias do concelho. Os resultados apresentados só foram possíveis graças a uma gestão muito rigorosa, ao empenho de todos aqueles que trabalham na Câmara Municipal e, também, às parcerias que procuramos sempre estabelecer com as IPSS’s e com o movimento associativo do Concelho de Penafiel. “

Recorde-se que, as políticas de desenvolvimento implementadas, a aposta na coesão social e o aumento da competitividade territorial do concelho, foram reconhecidas, uma vez que, o concelho de Penafiel, continua a ser o melhor território da região para viver, visitar e investir e entrou no top 50 dos concelhos com mais qualidade de vida de Portugal.

Para o autarca penafidelense, “Só faz sentido estar ao serviço da causa pública e das pessoas quando conseguimos unir esforços e trabalhar para e com as pessoas. Quando se apresentam resultados como os que temos, só podemos sentir orgulho e muita determinação em querer fazer ainda mais por Penafiel e pelos Penafidelenses.”