Evento de Triatlo e Duatlo Cross Contou com Mais de 200 Atletas

Câmara Municipal com Projeto-Piloto para Criação de Escola de Triatlo

O concelho de Penafiel acolheu os Campeonatos Nacionais Individuais de Triatlo e Duatlo Cross, que contaram com a participação de mais de 200 atletas das respetivas modalidades. A iniciativa “Triatlo/Duatlo Sentir Penafiel” foi organizada pela Câmara Municipal de Penafiel, em colaboração com o Mozinho Racing Team e a Federação de Triatlo de Portugal.

O segmento masculino da prova de triatlo teve como vencedor Rafael Domingos, da equipa Outsystems Olímpico de Oeiras. Em segundo lugar ficou Tiago Maia, do BH Porto Triatlo e na terceira posição, Hugo Baluga, do Amiciclo Grândola. No feminino, a atleta Filipa Gonçalves, do Núcleo do Sporting da Golegã sagrou-se campeã nacional, na categoria individual de triatlo cross. Rita Maria Lopes, Sporting Clube de Espinho arrecadou o segundo lugar, e a atleta Marisa João, do Outsystems Olímpico de Oeiras obteve o terceiro lugar.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Tivemos em Penafiel mais um grande evento desportivo de escala nacional. Em estreita colaboração com várias associações do concelho, proporcionamos a todos os atletas excelentes condições para a realização dos Campeonatos Nacionais Individuais de Triatlo e Duatlo Cross. O nosso concelho dispõe de condições singulares para a prática destas modalidades. Muito obrigada a todos os atletas, e parabéns aos vencedores.”

Já no duatlo cross, sagrou-se campeã Sheila Azevedo Marques, do Outsystems Olímpico de Oeiras. Seguindo-se na segunda posição, a atleta Filipa Gonçalves, e a fechar o pódio, Marisa João. No segmento masculino, Rui Narigueta, do Outsystems Olímpico de Oeiras conquistou o primeiro lugar, seguindo-se Rafael Domingos, em segundo, e José Rodrigues, da Associação Mozinho Aventura, em terceiro.

Para Joaquim Amândio Santos, do Mozinho Racing Team, “Penafiel é um excelente local para a prática de triatlo e duatlo. Tivemos atletas de grande qualidade, a nível nacional que ficaram surpreendidos com as condições dos percursos. Parabéns a toda a organização e aos atletas vencedores.”

O Campeonato Nacional Individual de Triatlo Cross começou com prova de natação, no Rio Tâmega, junto ao Parque de Lazer de Luzim, seguindo-se o BTT por trilhos florestais. A prova de triatlo fechou com corrida, num percurso urbano, na cidade de Penafiel. No Duatlo Cross, os atletas começaram a prova pela corrida, passaram para o ciclismo BTT e fecharam a etapa com um segundo segmento de corrida.

Para Vasco Rodrigues, da Federação de Triatlo de Portugal, “O envolvimento de todas as entidades permitiu a realização de um grande evento, com atletas de alto nível. É objetivo da Federação de Triatlo formar mais atletas, para levar o nome de Portugal além fronteiras.”

A Câmara Municipal de Penafiel e a Federação de Triatlo de Portugal estão a estruturar a futura escola de Triatlo, um projeto-piloto a nível nacional. A escola vai ficar sediada em Penafiel, e contará com o apoio técnico e logístico da Federação de Triatlo de Portugal.