ESCRITARIA: PEPETELA COMOVIDO COM HOMENAGEM EM ANGOLA

Inaugurada a exposição dedicada a Pepetela em Benguela

Iniciativa marca Internacionalização da Escritaria

Frases do escritor espalhadas por todo o lado, materiais portáteis de literatura, música, declamação de textos, entre outras iniciativas, fazem parte do “percurso literário”

Foi inaugurada hoje, dia 23, a exposição dedicada à vida e obra do escritor Angolano Pepetela, em Benguela, uma homenagem semelhante à que decorreu em 2018 em Penafiel.

O escritor homenageado Pepetela afirma que” o sentimento de gratidão para com o Escritaria permanece. É de louvar a missão deste Festival Literário. Esta internacionalização é muito importante pois marca o arranque de um projeto único que envolve uma comunidade à volta de um autor. É bom haver coisas novas, e este evento chegar a Benguela comove-me particularmente. Para além de promoverem a literatura e a lusofonia na cidade de Penafiel, entenderam voar mais alto, e levar este evento além fronteias, e chegar aos países da lusofonia.

Esta iniciativa é o primeiro passo da internacionalização do Festival Literário Escritaria, e que além de Benguela passará depois pelo Lubango, Undjiva- Cunene e a última exposição será em Luanda.

A organização desta parceria, com Angola, junta a Câmara Municipal de Penafiel e o Instituto Piaget, local onde decorre o evento e aberto a estudantes e população em geral. O Campus recebe assim uma grande exposição, composta por materiais semelhantes aos que habitualmente marcam a Escritaria em Penafiel.

Este projeto contou com o apoio imprescindível do Empresário António Carvalho, que se encontra instalado em Benguela, e que desde a primeira hora motivou a realização deste projeto, dando inclusive apoio ao nível da logística e das estruturas colocadas na exposição, patente no instituto, e que irá circular por outras províncias de Angola. Para o empresário Penafidelense” foi um desafio muito gratificante destacar a língua e a literatura Portuguesa, além de ser uma alegria ajudar a trazer para Angola um evento da minha terra e receber a comitiva dos meus concidadãos.

Estruturas de exposição de grande dimensão, frases do escritor espalhadas por todo o lado, assim como materiais portáteis de literatura, como caixas de cartão, entre outros, fazem parte de um “percurso literário” de homenagem a Pepetela, em Benguela, que conta ainda com música, declamação de textos do escritor homenageado, entre outras iniciativas.

É assim recriado grande parte do ambiente de homenagem e de afetos que é uma marca da Escritaria em Penafiel, exemplo disso mesmo serão as dezenas de postais com poesia, e não só, que os alunos de letras do instituto Piaget, em Benguela, vão ter oportunidade de entregar em mão ao escritor Angolano Pepetela.

O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, relembra a edição dedicada ao escritor, em 2018, e destaca esta “nova fase da vida da Escritaria, já com 15 anos de existência, mas que se reinventa permanentemente, neste caso com a internacionalização pelos países de língua Portuguesa e numa troca de experiências culturais onde a literatura é o principal elo de ligação” afirmou o autarca.

Ainda de acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “Angola é o primeiro país a receber a Escritaria, dedicada a um autor do seu país, neste caso ao angolano Pepetela. Damos assim o primeiro, de muitos, passos no processo de internacionalização deste festival literário de grande dimensão no mundo da lusofonia. Um agradecimento especial ao escritor Angolano Pepetela e ao Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela e autoridades governamentais que tornaram este primeiro passo, uma realidade.

Para Ana Pérez, coordenadora deste projeto em parceria com o Instituto Piaget, refere que “faz todo o sentido realizar este tipo de promoção da língua portuguesa e da literatura, desde logo porque o fundador do Instituto era poeta e filósofo e depois porque estamos presentes, no ensino, em inúmeros países de língua portuguesa e esta língua que nos une é um património cultural absolutamente distinto. Fazer chegar a literatura ao maior número de pessoas é uma missão distinta e contribui muito para o nosso crescimento como seres humanos

Já o presidente da Associação Instituto Piaget de Angola, Mário Rui Ferreira, refere que:  “copiar” o Escritaria” de Penafiel é tão só a obrigatoriedade de reativar e incentivar o prazer da leitura de um bom livro, em especial de bons autores da língua portuguesa.”

Frase de Pepetela fica eternizada em Penafiel e Benguela

A própria frase de Pepetela que ficou a marcar o património urbano de Penafiel, em 2018, foi replicada em Benguela, a recordar:

“ A transferência de conhecimentos, ideias e emoções através dos livros devia ser eterna, mas está em risco.“