ESCRITARIA PASSA AS FRONTEIRAS DE PORTUGAL

Internacionalização da Escritaria chegou a Angola

Pepetela foi homenageado em 2018 em Penafiel e agora na sua terra natal em Benguela

A cidade angolana de Benguela recebe esta segunda-feira, dia 23, aquele que é o primeiro passo da internacionalização do Festival Literário Escritaria, e que além de Benguela passará depois pelo Lubango, Undjiva- Cunene e a última exposição será em Luanda.

Uma vontade de internacionalizar que já tinha sido manifestada pela organização, que começou, para já numa primeira fase, a trabalhar com Angola e Cabo Verde nesse sentido.

A organização desta parceria, com Angola, junta a Câmara Municipal de Penafiel e o Instituto Piaget, que vai realizar uma homenagem à vida e obra do escritor Angolano Pepetela, em Benguela, semelhante ao festival literário que decorreu em 2018 em Penafiel.

A Escritaria em Benguela, realiza-se no grande campus do instituto piaget e é aberto a estudantes e população em geral.

O Campus recebe assim uma grande exposição, composta por materiais semelhantes aos que habitualmente marcam a Escritaria em Penafiel.

Estruturas de exposição de grande dimensão, frases do escritor espalhadas por todo o lado, assim como materiais portáteis de literatura, como caixas de cartão, entre outros, fazem parte de um “percurso literário” de homenagem a Pepetela, em Benguela, que conta ainda com música, declamação de textos do escritor homenageado, entre outras iniciativas.

É assim recriado grande parte do ambiente de homenagem e de afetos que é uma marca da Escritaria em Penafiel, exemplo disso mesmo serão as dezenas de postais com poesia, e não só, que os alunos de letras do instituto Piaget, em Benguela, vão ter oportunidade de entregar em mão ao escritor Angolano Pepetela.

O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, relembra a edição dedicada ao escritor, em 2018, e destaca esta “nova fase da vida da Escritaria, já com 15 anos de existência, mas que se reinventa permanentemente, neste caso com a internacionalização pelos países de língua Portuguesa e numa troca de experiências culturais onde a literatura é o principal elo de ligação” afirmou o autarca.

Ainda de acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “Angola é o primeiro país a receber a Escritaria, dedicada a um autor do seu país, neste caso ao angolano Pepetela. Damos assim o primeiro, de muitos, passos no processo de internacionalização deste festival literário de grande dimensão no mundo da lusofonia. Um agradecimento especial ao escritor Angolano Pepetela e ao Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela e autoridades governamentais que tornaram este primeiro passo, uma realidade.

Para Ana Pérez, coordenadora deste projeto em parceria com o Instituto Piaget, refere que “faz todo o sentido realizar este tipo de promoção da língua portuguesa e da literatura, desde logo porque o fundador do Instituto era poeta e filósofo e depois porque estamos presentes, no ensino, em inúmeros países de língua portuguesa e esta língua que nos une é um património cultural absolutamente distinto. Fazer chegar a literatura ao maior número de pessoas é uma missão distinta e contribui muito para o nosso crescimento como seres humanos

Já o presidente da Associação Instituto Piaget de Angola, Mário Rui Ferreira, refere que:  “copiar” o Escritaria” de Penafiel é tão só a obrigatoriedade de reativar e incentivar o prazer da leitura de um bom livro, em especial de bons autores da língua portuguesa.”

Frase de Pepetela fica eternizada em Penafiel e Benguela

A própria frase de Pepetela que ficou a marcar o património urbano de Penafiel, em 2018, foi replicada em Benguela, a recordar:

“ A transferência de conhecimentos, ideias e emoções através dos livros devia ser eterna, mas está em risco.“

O Escritaria

O Escritaria é o único festival literário, que se dedica a homenagear um escritor vivo de língua portuguesa e onde a cidade de Penafiel se transforma por uns dias na cidade do autor homenageado. Depois de Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares, Pepetela, Manuel Alegre, Mário Zambujal e Germano Almeida, Penafiel prestou homenagem em 2022, a título póstumo, a Ana Luísa Amaral.

Recorde-se que em Outubro de 2018, Penafiel transformou-se na cidade de Pepetela, cujo nome é Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, que nasceu em Benguela, Angola, em 1941 e que apresenta uma vasta obra literária.

Uma parte significativa da sua obra só foi lançada depois do exílio, destacando-se livros como Muana puó (1978), As aventuras de Ngunga (1979), A geração da utopia (1992), Parábola do cágado velho (1996) e A gloriosa família (1997).

A atribuição do Prémio Camões, em 1997, viria a confirmar a importância da sua obra e o destaque que ocupa na literatura lusófona.