EDUCAÇÃO É UMA DAS PRIORIDADES DA CÂMARA DE PENAFIEL

Município deu as boas vindas aos docentes do Concelho, numa cerimónia onde foram assinados os protocolos de autonomia financeira e o acordo de cooperação no âmbito do PIPSE

O ano letivo 2023/2024 está prestes a começar e, por isso, o Município de Penafiel promoveu a habitual Cerimónia de Receção aos professores e educadores dos Estabelecimentos de Ensino do Concelho, onde foram assinados os protocolos de autonomia financeira com os Agrupamentos de Escolas.

Além disso, decorreu ainda a assinatura do acordo de cooperação, no âmbito do Programa de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE). Através deste programa, o Município de Penafiel, em parceria com os Agrupamentos de Escolas e a Escola Secundária de Penafiel, pretende lançar, entre outros projetos, um projeto inovador na área da saúde emocional para crianças.

Nos seus discursos, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e o Vereador da Educação, Rodrigo Lopes, destacaram o trabalho importante e com resultados positivos que tem vindo a ser desenvolvido na área da educação, reforçando a continuidade dos apoios à comunidade escolar no próximo ano letivo 2023/2024.

A autarquia vai assim continuar a apoiar os alunos beneficiários das medidas de ação social escolar nas refeições escolares, nos transportes escolares e na aquisição de material escolar.

O serviço de refeições às crianças/alunos de todos os Jardins de Infância e escolas do 1.º CEB da rede pública vão manter-se no presente ano letivo. Também o programa fruta escolar continuará a chegar a todas as escolas e jardins-de-infância da rede pública concelhia.

Recorde-se ainda que a Câmara Municipal de Penafiel assegura o transporte escolar gratuito a todos os alunos que residam a mais de 2 Km da Escola e atribui anualmente 8 bolsas de estudo a alunos do ensino superior com possibilidade de renovação até ao final do curso.