COVID19: CÂMARA DE PENAFIEL CONTINUA A DESINFETAR ESPAÇOS PÚBLICOS

Autarquia disponibilizou produto desinfetante contra o COVID19 a todas as Juntas de Freguesia

Esta é uma das várias medidas de prevenção que fazem parte do Plano de Contingência do Município de Penafiel

Os serviços do Ambiente da Câmara Municipal de Penafiel continuam a desinfetar os contentores do lixo e espaços públicos onde há maior focos de concentração como mobiliário urbano, farmácias, bancos, padarias, caixas multibanco, casas de banho públicas, paragens de autocarro, praça de táxis e um pouco por todo o lado.

O produto desinfetante utilizado é o recomendado pela Direção Geral de Saúde no combate ao COVID19.

A Câmara Municipal estendeu esta medida a todas as juntas de freguesia do Concelho disponibilizando o produto desinfetante para procederem à devida desinfeção dos espaços públicos.

Esta é uma das várias medidas de prevenção que fazem parte do Plano de Contingência do Município de Penafiel, no âmbito da pandemia do novo coronavírus, o SARS-Cov-2, que provoca a doença Covid-19.

No âmbito do Plano Municipal de contingência e também das orientações do governo, a Câmara Municipal têm vindo a adotar várias medidas de preparação e resposta à doença por novo Coronavírus, COVID19, seguindo igualmente recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS).

Assim, a Câmara Municipal de Penafiel tem vindo desde o primeiro momento a implementar:

 

– Reunião de trabalho para melhor articulação, no dia 4 de março, com o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, ACES – Vale do Sousa Sul, com os comandantes das três corporações de Bombeiros Voluntários do concelho, com a Delegada de Saúde Pública, com todos os directores de Agrupamentos de Escolas e Escola Secundária e, ainda, com a presença do Comandante do destacamento da GNR.

 

– Numa primeira fase: Suspensão dos programas municipais de promoção da atividade física da população sénior, por tratar-se de um grupo etário de risco e adiamento/ cancelamento dos eventos desportivos com atletas seniores, nomeadamente das competições de boccia sénior, bem como algumas actividades desportivas onde poderiam participar atletas provenientes de territórios com maior incidência de COVID-19.

 

– Numa segunda fase: Encerramento preventivo de todos os equipamentos desportivos municipais e suspensão das atividades culturais programadas ou cuja realização é da responsabilidade de terceiros, mas em equipamentos municipais.

 

– Aplicação imediata de modelos de atendimento alternativo, evitando deslocações aos serviços da Câmara Municipal, e das empresas municipais, a saber:

.Câmara Municipal (geral): penafiel@cm-penafiel.pt – 255 710 700

.Penafiel Verde, EM: geral@penafielverde.pt – 800 205 611 / 255 710 130 (Linha de apoio ao cliente)

.Penafiel Ativa, EM: geral.pnfactiva@cm-penafiel.pt – 255 710 060

 

– Todos os processos de urbanismo que se encontrem com prazos a decorrer terão um prazo suplementar de 30 dias, para que nenhum munícipe seja prejudicado, tendo em consideração as restrições existentes no atendimento.

 

– Encerramento dos serviços de Arquivo, Biblioteca e Museu por tempo indeterminado.

 

– Suspensão, por tempo indeterminado, das feiras mensais bem como a feira de S. Martinho de Abril.

 

– Encerramento dos espaços do cidadão nas freguesias de ABRAGÃO, CASTELÕES, CROCA, IRIVO, PAÇO DE SOUSA, RANS, RIO DE MOINHOS, RIO MAU e TERMAS DE S. VICENTE.

Nota muito importante: As autoridades públicas aceitarão, para todos os efeitos legais, a exibição de documentos cujo prazo de validade expire durante o período de combate ao COVID-19 e até 30 de junho de 2020.

 

– Em articulação com o ACES disponibilizamos os contactos das Unidades de Saúde Familiares de Penafiel de apoio COVID19, a saber:

➡️ ACES (Sede):

Linha de apoio à USP/COVID19 – Reencaminhamento de chamadas para 11 profissionais de saúde do ACES.

☎️ 255718530 | 📧aces.valesousasul@arsnorte.min-saude.pt

 

➡️ USF 3 Rios:

☎️ 255 728 320 | 📧usf.3rios@arsnorte.min-saude.pt

 

➡️ USF União Penafidelis:

☎️ 255212350 | 📧usf.uniaopenafidelis@arsnorte.min-saude.pt

 

➡️ Polo Recezinhos:

☎️ 255730580 | 📧usf.uprecesinhos@arsnorte.min-saude.pt

 

➡️ USF S. Martinho:

☎️ 255712328 | 📧usf.smartinho@arsnorte.min-saude.pt

 

➡️ USF Egas Moniz Ribadouro (Paço de Sousa):

☎️ 255750220 | 📧usf.egasmribadouro@arsnorte.min-saude.pt

 

➡️ UCSP de Galegos:

☎️ 255279040 | 📧ucsp.galegos@arsnorte.min-saude.pt

 

➡️ Unidade de Abragão (UCSP Tâmega Douro):

☎️ 255942170 | 📧us.abragao@arsnorte.min-saude.pt

 

➡️ Unidade de Rio de Moinhos (UCSP Tâmega Douro):

☎️ 255617010 | 📧us.riomoinhos@arsnorte.min-saude.pt

 

➡️ Unidade de Perozelo (UCSP Tâmega Douro):

☎️ 255942241 | 📧us.peroselo@arsnorte.min-saude.pt

 

➡️ USF S. Vicente:

☎️ 255615536 | 📧usf.svicente@arsnorte.min-saude.pt

 

– Ainda no âmbito dos contactos estabelecidos com o ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul foi divulgada uma linha de apoio aos utentes, com ligações a técnicos de diversas áreas:  serviços de psicologia, serviços sociais e outros técnicos de saúde:

Em caso de necessidade ligue para o 255 718 530

 

– Criação da Rede solidária COVID 19 “UBER”, onde os mais desprotegidos vão contar com rede de entrega de bens essenciais e linha de apoio.

A Câmara Municipal de Penafiel, no âmbito da pandemia do COVID implementou uma rede de apoio social de Emergência, constituída por técnicos do município, IPSS’s e Juntas de Freguesia.

O objectivo é apoiar de forma imediata idosos, famílias com pessoas com deficiência, doentes crónicos, oncológicos e famílias a quem que seja imposto o isolamento profiláctico, sem retaguarda familiar e ou institucional, na entrega de alimentos e medicação, garantindo desta forma, o seu distanciamento social como medida de prevenção. A rede vai ainda assegurar a tomada de medidas de contingência deste grupo de risco, bem como apoio psicológico sempre que necessário, tendo já a funcionar para estes cidadãos uma linha de apoio telefónico:  255710714/255710735

Estas medidas podem a qualquer altura, mediante a evolução da crise que vivemos ser alteradas e ou reforçadas no âmbito do seu plano de contingência, enquadrado nas normas emitidas pela DGS.

Toda a informação está e será sempre divulgada em todos canais oficiais do Município de Penafiel, a saber: Site oficial, Facebook, Instagram, Youtube; Twitter e aplicação para equipamentos móveis “Sentir Penafiel”.

O Município de Penafiel continuará a acompanhar de forma rigorosa a situação do COVID -19, em estreita ligação com as autoridades de saúde locais e nacionais.