Contracto Local de Desenvolvimento Social Continuar a Apoiar Comunidade Penafidelense

O Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G (Penafiel Social), promovido pela Câmara Municipal de Penafiel e a Segurança Social, coordenado e executado pela Associação para o Desenvolvimento de Lagares, assinou no dia 7 de Junho, no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel, uma parceria com 18 instituições.

O CLDS 3G (Penafiel Social) tem como objetivo promover a inclusão social dos cidadãos através de ações a executar em parceria, que permitam contribuir para o aumento da empregabilidade, para o combate das situações críticas de pobreza, particularmente a infantil. O Penafiel Social tem uma intervenção no Concelho de Penafiel em diferentes áreas, quer ao nível do emprego, formação e qualificação, assim como na intervenção familiar e Parental e na capacitação da comunidade e das instituições.

penafiel

Para Antonino Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “O CLDS 3G (Penafiel Social) continua a apoiar a nossa comunidade de uma forma muito atenta e responsável. A parceria hoje estabelecida com 18 instituições reveste-se de grande importância. Com esta medida pretendemos criar mais mecanismos com o objetivo de fortalecer o apoio à comunidade. Estamos perante um projeto muito nobre e que pretende tornar o nosso concelho mais inclusivo, solidário, coeso e justo.”

Este projeto social já ajudou vários penafidelenses em diversas áreas. 80 pessoas desempregadas são acompanhadas individualmente na procura ativa de emprego, sendo que 12 dessas pessoas já se encontram atualmente integradas no mercado de trabalho. Foram apoiados enquadramentos de autoemprego e empreendedorismo, tendo sido criadas 2 empresas e realizadas 19 sessões de orientação vocacional abrangendo um total de 260 alunos em transição de ciclo, sem esquecer as 3 sessões realizadas sobre competências sociais e profissionais, por forma a facilitar a integração de jovens em estágio/ atividade profissional abrangendo um total de 78 alunos.

No Gabinete de Apoio à Família são acompanhadas 35 pessoas e/ou famílias que perfazem um total de 150 atendimentos descentralizados/ visitas domiciliárias.

penafiel

Foram realizadas 4 sessões de sensibilização/informação para jovens sobre várias temáticas (Bullying, violência no namoro, gestão de ansiedade em contexto escolar, entre outros) em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho, abrangendo um total de 190 alunos e 4 atividades lúdicas e pedagógicas no período de férias escolares da páscoa que contou com a presença de 17 crianças.

O CLDS 3G (Penafiel Social) apoiou também 118 pessoas no acesso a plataformas públicas digitais (acesso ao portal das finanças para preenchimento do IRS, segurança social direta, portal do cidadão, entre outros)
Para Belmiro Barbosa Pereira, Presidente da Associação Para o Desenvolvimento de Lagares, “Este projeto abrange todo o território penafidelense. Hoje estabelecemos uma parceria com 18 instituições de extrema importância para apoiar o nosso trabalho. Vamos continuar a trabalhar e fazer todos os possíveis para fortalecer o apoio ao emprego, ao empreendedorismo e á pobreza.”