CONTAS DA CÂMARA MUNICIPAL APROVADAS

Ao longo da última década, Penafiel foi o oitavo município do país com mais investimento por habitante

Autarquia vai liquidar empréstimos  bancários de médio e longo prazo

A Assembleia Municipal de Penafiel aprovou as contas de 2022 da Câmara Municipal, cujos resultados evidenciam a boa saúde do município.

O investimento da autarquia atingiu, no ano de 2022, os 21,6 milhões de euros. A execução orçamental, no limiar dos 70%, foi a melhor de sempre do Município.

Nos últimos 10 anos, e de acordo com o anuário financeiro das autarquias portuguesas, o município de Penafiel é o oitavo com o maior volume de investimento per capita, ou seja, dos 308 Municípios, Penafiel é o oitavo que mais investe por cada habitante.

Por outro lado, o serviço de divida também tem vindo a baixar consecutivamente. O Município de Penafiel gastou em juros e serviço de divida cerca de 30 mil euros e vai ainda liquidar 2 empréstimos de médio e longo prazo ainda este ano.

Tal como nas famílias, também os municípios sentem o peso das recentes subidas das taxas de juro, pelo que a liquidação dos empréstimos vai contribuir para fazer crescer a saúde financeira da camara municipal.

Os pagamentos em atraso também tiveram uma redução acentuada de mais de meio milhão de euros, valor bastante superior ao legalmente determinado.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “O Nosso município continua de boa saúde financeira. Foram aprovadas as melhores contas de sempre, desde que há um sistema de contabilidade organizada nos municípios. O tempo veio dar razão ao que temos vindo a dizer, as nossas contas evidenciam que a câmara municipal tem feito um percurso de estabilidade orçamental. Reduzir a dívida sem deixar de realizar obras e investimentos importantes para o concelho e sem assumir mais dívida de longo prazo para onerar as gerações futuras. Com uma gestão muito rigorosa dos recursos financeiros da Câmara, foi possível reduzir a dívida global do nosso Município para o valor mais baixo desde que existe plano de contabilidade oficial nas autarquias locais. Ter boas contas permite olhar para o futuro com mais confiança. E é este caminho de rigor, de progresso e de desenvolvimento, que queremos manter na nossa terra.”