Comemorações do 248º Aniversário da Elevação de Penafiel a Cidade

Medalhas Honoríficas serão atribuídas a instituições e personalidades na área da cultura

O Município de Penafiel vai assinalar o seu 248.º aniversário de elevação a cidade com uma vasta programação cultural, ao longo de todo o mês de março.

A elevação de Penafiel a cidade aconteceu a 3 de março de 1770, data em que D. José I, com o objetivo de desmembrar o bispado do Porto, escolheu Arrifana de Sousa (Penafiel), centro de uma das quatro comarcas eclesiásticas que o compunham, para nova sede episcopal. Foi assim que a outrora vila de Penafiel deu lugar à denominação de cidade de Penafiel.

A programação cultural das iniciativas do “3 de março” vai iniciar-se no dia 2, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal, com a inauguração da exposição de pintura “Penafiel, cidade dos meus afetos”, da autoria de Carolina Santos. Depois da visita, seguir-se-á a apresentação do livro “Voo solo”, de Fernando Sousa Rodrigues, ao qual se juntará um momento musical protagonizado pela Orquestra de Guitarras do Conservatório de Música de Paredes, sob a direção de César Pinto.

No dia 3, dia de aniversário, a bandeira da cidade será hasteada às 9h00, na Câmara Municipal de Penafiel, seguindo-se às 11h30, na Igreja Matriz, a missa em honra dos autarcas e funcionários falecidos.
Da parte da tarde, às 15h00, terá lugar, no Museu Municipal de Penafiel, a sessão solene evocativa do 248.º aniversário da elevação de Penafiel a cidade, dedicada a instituições e personalidades de prestígio a nível do concelho, na área da cultura.

Já no dia 9, às 21h00, o Museu Municipal irá acolher um concerto da Orquestra de Sopros e Coro do Conservatório de Música de Paredes. No dia 10, às 9h30, também no mesmo local, terá lugar o 2.º seminário “Penafiel e os Penafidelenses na História”, organizado pela Associação dos Amigos do Arquivo de Penafiel. Às 10h30, a Biblioteca Municipal receberá a iniciativa “Sábados em Família” com a atividade “Penafiel no Jogo da Glória”.

O Dia Municipal do Bombeiro, também enquadrado na programação das comemorações da elevação de Penafiel a cidade, vai realizar-se no dia 11 de março, às 15h00, com o desfile apeado e motorizado, desde o Campo Conde de Torres Novas até à Praça do Município. Neste desfile vão participar os Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, Paço de Sousa e Penafiel.

No dia 16, às 21h30, o Arquivo Municipal vai receber um recital de poesia e música, a cargo do Projeto “Poesia & Música em Lagares Pouxco Recomendáveis”. A iniciativa é organizada pela Associação de Amigos do Arquivo de Penafiel.

Também no âmbito da programação, o Festival da Lampreia, que já decorre em 15 restaurante aderentes, vai encerrar com uma tenda gigante, localizada no Cais de Entre-os-Rios, nos dias 23, 24 e 25 de março.
O auditório da Biblioteca Municipal vai acolher, no dia 23, às 21h30, a peça de teatro “Pinturas e Travessuras”, a partir da obra de Dario Faro e será dinamizada pelo grupo “Os Expansivos”, de Lordelo.
Durante o mês de março, estão disponíveis na Biblioteca de Penafiel, as horas de conto dedicadas às lendas de Penafiel e o projeto maleta mágica, dedicado às figuras ilustres de Penafiel.