“CAPACITAR PARA INTERVIR” É URGENTE NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Penafiel acolheu ação de capacitação para militares da GNR

Teve ontem lugar, no auditório do Museu Municipal de Penafiel, a ação de capacitação “Capacitar para intervir – Violência doméstica: A intervenção da GNR”, dirigida a militares da GNR e subordinado à temática da violência doméstica e ao papel das entidades públicas com competências de intervenção junto destas vítimas.

Promovida no âmbito da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, esta é a primeira iniciativa de um ciclo de cinco ações de capacitação, dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), da qual faz parte o Município de Penafiel.

A sessão foi aberta pelo Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, que sensibilizou para a importância de estarmos atentos e de ser sermos todos, enquanto comunidade, agentes ativos no combate a este flagelo que continua a ser uma problemática social que evidencia bem as desigualdades do nosso país.

Também a Vereadora com o pelouro da Família e da Ação Social, Daniela Oliveira, marcou presença, tendo moderado o primeiro painel em debate, centrado no tema “Do Primeiro Episódio de Violência Doméstica à Intervenção da GNR”.

O ciclo de ações de capacitação “Capacitar para intervir” da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa é cofinanciado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.