CÂMARA VAI AVANÇAR COM CONSTRUÇÃO DE NOVO CENTRO DE SAÚDE NAS TERMAS DE S. VICENTE

Autarquia adquiriu terrenos e ARS-Norte deu luz verde à aprovação técnica do projeto

Concurso público foi aprovado em reunião de câmara

O Município de Penafiel vai avançar com a construção do novo Centro de Saúde das Termas de S. Vicente, que ficará localizado junto ao Complexo Desportivo desta freguesia, na Rua das Piscinas.

O novo Centro de Saúde, que é um anseio antigo da população, representa um investimento na ordem dos 2.2 milhões de euros, dos quais 1.7 ME são financiados pelo PRR. O Município de Penafiel vai ainda comparticipar com mais de meio milhão de euros.

Além de muito desejada, esta era uma obra absolutamente necessária, atendendo à degradação das atuais instalações que não permitia ter o mínimo de condições para utentes e profissionais de saúde. A atual Unidade de Saúde Familiar das Termas de São Vicente funciona numa cave adaptada de um edifício antigo, com capacidade de resposta apenas para cerca de 15.000 utentes, quando na realidade serve uma área e um número de utentes, bastante maior.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel: “Esta é uma obra que a mim pessoalmente enche de orgulho, por sermos parte muito ativa na solução de um problema grave, na área da saúde da nossa comunidade. Há muito que as Termas de São Vicente merecem um centro de saúde condigno. Profissionais e utentes têm sido obrigados a trabalhar e a ser consultados em péssimas condições, o que é inaceitável em pleno século XXI. Fizemos constantes chamadas de atenção à Administração Central, que nada fez. Por isso, hoje, graças à transferência de competências na área da saúde, vamos finalmente resolver um dos principais anseios da nossa população.

Para a Vereadora da saúde, Daniela Oliveira “Este passo agora dado na melhoria das condições de prestação de cuidados é um ganho considerável também para o concelho. Por outro lado, com as novas competências delegadas permite um maior envolvimento dos municípios nestas questões, o que significa alcançar maiores ganhos em saúde”.

A recente transferência de competências, no domínio da Saúde, do Estado para a Câmara de Penafiel e os apoios previstos no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), para a área da saúde, permitiu ao Município de Penafiel avançar, contando com a colaboração técnica da ARS Norte e com o envolvimento da Junta de Freguesia.

A autarquia adquiriu os terrenos e elaborou o projeto da Unidade de Saúde a construir, que foi aprovada do ponto de vista técnico e que após candidatura, obteve financiamento comunitário.