Câmara Municipal de Penafiel presta homenagem a D. António Ferreira Gomes

General Ramalho Eanes, Bispo Emérito, D. Manuel Martins e Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, Participam na Homenagem

A Câmara Municipal de Penafiel vai comemorar, durante o mês de Maio, o 110.º Aniversário do Nascimento de D. António Ferreira Gomes, penafidelense e Bispo do Porto.

No âmbito da homenagem prestada pela Câmara Municipal de Penafiel, o General Ramalho Eanes e o Bispo Emérito D. Manuel Martins vão estar em Penafiel, no dia 9 de Maio, às 21h30, no auditório do Museu Municipal, para participar na conferência “D. António Ferreira Gomes: o combatente ousado da liberdade positiva do Homem e da democracia de libertação”.

Recorde-se que D. António Ferreira Gomes, nasceu na freguesia de Milhundos – Penafiel e tornou-se numa personalidade incontornável na luta pela liberdade e na crítica da situação política, social e religiosa da nação. No exercício do magistério episcopal e em defesa da doutrina social da Igreja Católica, dirigiu uma carta ao então chefe do Governo, António de Oliveira Salazar, criticando a situação e o momento vivido na altura.

penafiel

No dia 10 de Maio, dia do nascimento de D. António Ferreira Gomes, as homenagens começam logo pela manhã, às 10h00, com a colocação de um ramo de flores, pelos alunos do Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes, junto à estatua do patrono, em Milhundos.

Às 18h00 decorrerá uma romagem à sepultura de D. António Ferreira Gomes, no cemitério de Milhundos e posteriormente uma eucaristia em sua memória, celebrada pelo Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, na Igreja da Misericórdia, em Penafiel.

Às 21h30, o Professor Doutor Francisco Ribeiro da Silva apresenta, na Biblioteca Municipal, o Livro “Obras Escolhidas” (Vol. 2), do Professor Doutor Arnaldo de Pinho, com textos sobre D. António Ferreira Gomes.

No âmbito das comemorações dos 110 anos do nascimento de D. António Ferreira Gomes, a Biblioteca de Penafiel vai ter patente, durante o mês de Maio, a exposição documental “D. António Ferreira Gomes, o Bispo da Liberdade” e a exibição, por marcação, do documentário “De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens”.

Programa Comemoração do 110.º Aniversário de Nascimento de D. António Ferreira Gomes