Câmara Municipal de Penafiel investe na eficiência energética com iluminação LED

Em 2021 Já foram substituídas cerca de 1200 luminárias

Estradas como a EN106, EN108 e EN320 também intervencionadas a pensar na segurança

A Câmara Municipal de Penafiel substituiu recentemente 352 luminárias (iluminação pública) para tecnologia LED, em troços de maior prioridade nas estradas nacionais EN106, EN320 e EN108.

Dando seguimento a um dos compromissos eleitorais, o executivo liderado por Antonino de Sousa, realizou centenas de intervenções ao nível da iluminação pública e da eficiência energética, o que permitiu só este ano substituir cerca de 1200 postos de iluminação pública.

Esta operação da autarquia traz elevados ganhos em termos de segurança de circulação para o cidadão nestas importantes vias rodoviárias, e não só.

A iluminação substituída encontrava-se ou obsoleta ou já não cumpria a sua missão, permitindo a sua substituição por lâmpadas de tecnologia LED, mais amigas do ambiente, mais duradouras e com iluminação mais adequada.

A questão da eficiência energética é uma prioridade para o Presidente da Câmara, Antonino de Sousa, “A colocação de luminárias com tecnologia LED, é um compromisso eleitoral assumido e que se baseia na necessidade de iluminar mais e melhor, determinas vias e espaços públicos. Este é um processo que continuará ao longo do mandato e que nos permite atingir vários objectivos, a começar pela segurança dos nossos munícipes, pela utilização de tecnologia mais eficiente e contribuir para o próprio ambiente.

Como referido, recentemente, foram substituídas 321 luminárias na EN106 nas freguesias de Oldrões, Rans, Guilhufe, Galegos, Marecos, Termas de São Vicente, Cabeça Santa e Eja numa extensão de cerca de 7,5KM.

Na EN108, na freguesia de Rio Mau Foram, foram substituídas 7 luminárias numa distância de 0,4KM, e na freguesia de Bustelo 24 luminárias na EN320, em 0,8KM.

O projeto está a ser realizado em parceria com a REDES, que fornece a componente de mão-de-obra necessária para as intervenções.