Câmara de Penafiel promove 1.º festival Melão Casca de Carvalho

A Câmara Municipal de Penafiel e a Confraria do Melão Casca de Carvalho, em colaboração com a Associação de Produtores de Melão e Hortícolas do Vale do Sousa, a ADISCREP e a Cooperativa Agrícola de Penafiel organizam, no próximo dia 3 de setembro, sábado, o 1.º Festival Melão Casca de Carvalho, no Largo da Ajuda, em Penafiel.

O 1.º Festival Melão Casca de Carvalho decorrerá entre as 10h00 e as 22h00, onde estarão presentes alguns dos melhores produtores de melão de casca de carvalho. Os visitantes poderão comprar este produto à fatia ou inteiro. Para além do melão, a Adega Cooperativa de Penafiel também estará presente com vinho fresco da região.

Para Susana Oliveira, Vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Rural, “A Câmara Municipal de Penafiel entendeu dinamizar esta iniciativa para valorizar ainda mais este produto tão característico da nossa região. São várias as entidades e instituições que se juntaram a esta causa, com um único objetivo, ajudar os nossos produtores locais e promover a economia local.”
Este evento vai contar com a participação de restaurantes e bares, situados no Largo da Ajuda, com menus ajustados ao Festival, com sardinhas assadas, pimentos, broa de milho e para a sobremesa, o “anfitrião” melão casca de carvalho.

penafiel

Para José Rocha Fernandes, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, “Este evento tem como grande objetivo potenciar e ajudar os produtores locais de melão de casca de carvalho. Este ano tivemos uma Primavera muito chuvosa, que obrigou os produtores de Melão Casca de Carvalho a fazerem as plantações mais tarde que o habitual. Com um pico de produção no fim de agosto e início de setembro justifica-se, assim, a realização deste evento com o objetivo de colocar em contacto os produtores desta iguaria típica da nossa região com os seus apreciadores.”

Durante o dia haverá ainda muita animação com atuações de ranchos folclóricos, grupos de cantares ao desafio, grupo de cavaquinhos e grupos de música popular portuguesa.