Câmara de Penafiel preocupada com atitude do Governo perante o IC-35

Proposta do Atual Governo de Corte de 430 Milhões de Euros no Orçamento da Infraestruturas de Portugal (IP) Poderá Colocar em Causa Lançamento da Obra

A Câmara Municipal de Penafiel está preocupada com as últimas previsões do Governo de Portugal, de corte de 430 milhões de euros no orçamento da Infraestruturas de Portugal (IP), situação que poderá colocar em causa, por tempo indeterminado, a construção do IC-35.

Depois de em 2015, o anterior executivo ter oficializado o concurso para a construção desta via, o país assistiu, este ano, à suspensão da mesma obra pelo atual Governo, situação que foi alvo de protesto e repúdio por parte da Câmara Municipal de Penafiel.

penafiel

Perante este cenário, a Câmara Municipal de Penafiel está indignada com a atitude do atual ministro do Planeamento e das Infraestruturas e seu Governo pela falta de interesse e falta de sensibilidade sobre a situação do IC-35. A Câmara Municipal repudia a atitude do Governo de Portugal em atrasar constantemente os procedimentos do concurso lançado pelo anterior Governo para a construção do primeiro lanço da via entre Penafiel e Rans, processo que recebeu em condições para ser adjudicado e que nesta fase já poderia estar em execução.

A Câmara Municipal apela ainda à responsabilidade e bom senso do Governo de Portugal para a inclusão do IC-35 no plano de obras a executar em 2017.

De referir que o IC-35 é uma obra reclamada há décadas pelos municípios de Penafiel, Marco de Canaveses, Cinfães e Castelo de Paiva. Esta infraestrutura vai permitir substituir a atual EN106, considerada uma das mais perigosas e com maior tráfego do Distrito do Porto e da região do Tâmega e Sousa, com elevados níveis de sinistralidade.