CÂMARA DE PENAFIEL LAMENTA QUE A COLIGAÇÃO PS/CHEGA TENHA ESQUECIDO A REGIÃO NA ISENÇÃO DAS TAXAS DE PORTAGEM NA A4 E A42

Câmara de Penafiel lamenta que a coligação PS/Chega tenha esquecido a região na isenção das taxas de portagem na A4 e A42

Município vai solicitar audiência com carácter de urgência ao Ministério da tutela.

A Câmara Municipal de Penafiel lamenta profundamente que a coligação PS/Chega, e outras forças políticas eleitas na Assembleia da República, tenham votado favoravelmente o Projeto de Lei n.º 72/XVI que visa eliminar as taxas de portagem nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior (ex-SCUT), num documento que não contempla as ex-SCUT da região do Tâmega e Sousa, nem do distrito do Porto, ou seja, a A4, A41, A42, A28, e A29.

Esta decisão de não incluir este território do interior na isenção de taxas, projeto apresentado pelo grupo parlamentar do partido socialista na Assembleia da República, e votado favoravelmente pelo PS, Chega, e outras forças políticas, coloca mais entraves no desenvolvimento e equidade do dia-a-dia da comunidade, mas também na captação de investimentos e emprego, e nos sectores do turismo, comércio, serviços e indústrias tradicionais ou tecnológicas, numa região com cerca de meio milhão de habitantes e com indicadores inferiores à média nacional.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “É absolutamente lamentável que o Partido Socialista, que foi Governo nos últimos 8 anos, nunca se tenha lembrado de pôr termo às portagens nas SCUTS ou nas autoestradas. Agora que está na oposição faz uma coligação negativa com o CHEGA para aprovar legislação que prevê a isenção de portagens em algumas vias, sem sequer cuidar de avaliar a justiça e equidade dessas isenções. Penafiel e o Vale do Sousa pagam portagens caríssimas pela utilização da A4, que já está paga e mais que paga, há mais de 30 anos! Disso não se lembrou o PS nesta deriva populista!

Referir que o Tâmega e Sousa, uma das populações mais jovens de Portugal, tem uma forte vertente industrial caracterizada por setores económicos mais tradicionais, como a confeção, o mobiliário, a metalomecânica e ainda o calçado, representando uma importante força económica e de desenvolvimento para o País.

Perante esta injustiça, de não incluir a isenção de portagens na região, a Câmara Municipal de Penafiel vai pedir, com carácter de urgência, uma audiência junto do Ministério da tutela.