Câmara de Penafiel incrédula repudia governo de Portugal por suspender IC-35

Promessa remonta já a 2001 e concurso foi lançado em 2015

O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, apresentou em reunião de câmara, um voto de protesto, para com o atual Governo de Portugal, pela suspensão do arranque das obras do IC-35, obra oficializada em 2015, pelo Governo anterior.

O IP (Infraestruturas de Portugal) informou, este mês, a Câmara Municipal de Penafiel, da decisão da revisão do planeamento das ações a desenvolver, prevendo-se que a adjudicação desta intervenção venha a acontecer apenas em 2017.

A Câmara Municipal repudia esta decisão do Governo de Portugal em atrasar os procedimentos do concurso lançado pelo anterior Governo para a construção do primeiro lanço do IC 35 entre Penafiel e Rans, depois de no ano passado, o então Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, ter apresentado e oficializado a empreitada desta 1.ª fase do troço.

O IC 35 é uma obra reclamada há décadas pelos municípios de Penafiel, Marco de Canaveses, Cinfães e Castelo de Paiva.

Esta infraestrutura vai permitir substituir a atual EN106, considerada uma das mais perigosas e com maior tráfego do Distrito do Porto e da região do Tâmega e Sousa, com elevados níveis de sinistralidade.