Câmara de Penafiel Inaugurou Espaços do Cidadão em Paço de Sousa e Rans

A Câmara Municipal de Penafiel inaugurou, recentemente, os Espaços do Cidadão na vila de Paço de Sousa e na freguesia de Rans, situados no edifício da Junta de Freguesia e no antigo edifício da escola primária, respetivamente.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “As freguesias de Rans e a vila de Paço de Sousa têm agora um importante Espaço com serviços ligados à administração pública. Em cada Espaço do Cidadão, a população tem ao seu dispor dezenas de serviços, onde podem tirar as suas dúvidas e resolver os seus problemas. Este equipamento vem auxiliar as populações locais e contribui para a coesão territorial, fundamental para o desenvolvimento das freguesias e do nosso concelho.”

Ambos os espaços de cidadão são constituídos por áreas de atendimento ao público, balcões de atendimento, áreas com instalações sanitárias e outras destinadas às pessoas com mobilidade reduzida, e ainda salas de arrumos.

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Paço de Sousa, Arlindo Sousa, “A nossa vila tem agora um equipamento muito importante para a vida da nossa população. Com este novo Espaço do Cidadão, o edifício da nossa Junta de Freguesia passa a reunir diversos serviços, em coordenação com a administração local e central.”

Cada posto de atendimento ao cidadão tem ao serviço cerca de treze entidades estatais com cerca de oitenta serviços tais como: segurança social, ministério do trabalho e da justiça, entre outros.

O Presidente da Junta de Freguesia de Rans, Orlando Moreira Luís, salientou o facto de o Espaço do Cidadão vir a acolher um Balcão CTT, “É com muita satisfação que recebemos na nossa freguesia um Espaço do Cidadão, capaz de corresponder às necessidades da nossa comunidade local. O Balcão CTT vai reforçar esse apoio, ao criar um serviço de grande proximidade para toda a população de Rans.”

Os serviços disponíveis nos Espaços do Cidadão de Paço de Sousa e Rans:
– Assuntos relacionados com o ACT (Autoridade para as condições de trabalho)
– Assuntos relacionados com a ADSE (Assistência na Doença aos Servidores Civis do
Estado)
– Assuntos relacionados com Propriedade Intelectual
– Assuntos relacionados com a Defesa do Consumidor
– Assuntos relacionados com o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras)
– Assuntos relacionados com a Segurança Social: Subsídios, abonos e pensões
– Assuntos relacionados com a Carta de Condução
– Assuntos relacionados com registos e notariado