Câmara de Penafiel inaugura espaço do cidadão de Irivo

Junta de Freguesia prestou também homenagens a várias personalidades e entidades irivenses

A Câmara Municipal de Penafiel inaugurou, no dia 24 de julho, o novo espaço do cidadão em Irivo, localizado nas instalações da sede da Junta de Freguesia. A cerimónia contou ainda com várias homenagens, da Junta de Freguesia, a antigos presidentes e membros do executivo, bem como, entidades e coletividades que se destacaram em prol da comunidade.

camara-de-penafiel-inaugura-espaco-do-cidadao-de-irivo
José Miguel Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Irivo, mostrou-se satisfeito por acolher na sua freguesia um espaço que descentraliza vários serviços da administração estatal, “É com muito orgulho que a comunidade irivense acolhe o espaço do cidadão, um novo equipamento que traz inúmeras vantagens à nossa população. Este novo espaço, concentra cerca de oitenta serviços, o que reforça a importância da estreita relação entre administração local e central. Este novo serviço só foi possível graças ao trabalho e empenho da nossa Câmara Municipal. Em meu nome e em nome dos irivenses quero agradecer ao Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa.”

camara-de-penafiel-inaugura-espaco-do-cidadao-de-irivo-2
No decorrer da cerimónia foram ainda homenageados anteriores presidentes da Junta de Freguesia de Irivo, assim como membros dos executivos de 1976 a 2013 e a atribuição das distinções “Memorial” nas categorias de “Individualidade”, “Coletividade”, “Agente Económico” e a “Titulo Póstumo”.

camara-de-penafiel-inaugura-espaco-do-cidadao-de-irivo-3

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A inauguração deste novo espaço do cidadão reforça o desenvolvimento da freguesia de Irivo e a igualdade de oportunidades no acesso a serviços do Estado. Aqui, os irivenses encontram uma inúmera concentração de prestação de serviços como substituição da carta de condução, adquirir certidões do registo civil, predial ou comercial, entre muitos outros serviços. Vamos prosseguir o nosso trabalho e apoio para o bem da nossa comunidade.”

camara-de-penafiel-inaugura-espaco-do-cidadao-de-irivo-4

O espaço do cidadão, em Irivo, é constituído por uma área de atendimento ao público, um balcão de atendimento, uma área com instalações sanitárias, outra destinada às pessoas com mobilidade reduzida e uma sala de arrumos.

camara-de-penafiel-inaugura-espaco-do-cidadao-de-irivo-5

O posto de atendimento ao cidadão tem ao serviço cerca de treze entidades estatais com cerca de oitenta serviços tais como: Segurança Social, Ministério do Trabalho e da Justiça, entre outros.

Os serviços disponíveis no Espaço do Cidadão de Irivo abrangem diferentes áreas relacionadas com as seguintes entidades/assuntos:

– ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho)
– ADSE (Assistência na Doença aos Servidores Civis do Estado)
– Propriedade Intelectual
– Defesa do Consumidor
– SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras)
– Segurança Social: Subsídios, abonos e pensões
– Carta de Condução