CÂMARA DE PENAFIEL CONTINUA A OFERECER MATERIAL EDUCATIVO NO ÂMBITO DO PROJETO DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR

Kit Básico de Ciências chega a todas as escolas do 1º ciclo do ensino básico

A Câmara Municipal de Penafiel ofereceu um Kit Básico de Ciências a todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico, no âmbito da atividade “Experimenta Ciências”, inserida no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – PIICIE.

Combater o insucesso escolar e simultaneamente criar condições para uma maior e melhor aprendizagem é o objectivo do município de Penafiel que através do pelouro da educação está avançar de forma conjugada com medidas inovadoras com um projeto ambicioso de combate ao Insucesso escolar, denominado de Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – PIICIE.

Na área das ciências a estratégia passou por um protocolo de colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, permitindo que os mais Novos possam ter contacto com experiencias reais, partindo para a descoberta com base na experimentação, sendo esta componente direccionada para os alunos do 3º e 4º ano.

O Vereador da Educação da Câmara Municipal de Penafiel, Rodrigo Lopes, explica que “depois de oferecermos material para outras áreas, foi agora a vez das ciências. O Kit integra dois manuais. Um manual contém a descrição dos materiais manipuláveis para a aprendizagem das ciências e, o outro, um conjunto de tarefas e sugestões de utilização do material. Este Kit irá permitir aos alunos dos 3.º e 4.º anos efectuar múltiplas experiências de biologia, matemática, física, química, ótica, magnetismo, entre outras.”

O plano de actuação está direccionado para milhares de alunos dos vários ciclos de ensino e cruza a informática, literatura e a matemática, privilegiando também jogos específicos e o envolvimento dos pais.

Com uma equipa multidisciplinar composta por 2 psicólogos, 1 técnico ciências da educação e 1 assistente social, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Penafiel terá um acompanhamento permanente, o que por si só é também um mecanismo para alcançar resultados.

Este projeto é comparticipado no âmbito do NORTE2020 pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)