BUSTELO VAI ACENDER UMA VELA POR CADA PORTUGUÊS VÍTIMA DA COVID-19

Inserida nas celebrações da Festa da Nossa Senhora da Saúde, procissão de velas pelos portugueses vítimas da covid-19 vai iluminar Bustelo no próximo dia 23 de abril

A Junta de Freguesia de Bustelo, com o apoio do Município de Penafiel, vai realizar uma Procissão de Velas em memória dos portugueses vítimas da covid-19, no próximo dia 23 de abril, pelas 20h, junto ao histórico Mosteiro de Bustelo. A iniciativa surge inserida nas celebrações da Festa da Nossa Senhora da Saúde, em Bustelo – uma festividade antiga, com muita tradição em Penafiel, que se realiza, tradicionalmente, na semana após a Páscoa, neste caso, de 17 a 24 de abril.

Assim, simbolicamente, com grande sentido de compaixão, mas também com fé e esperança, vão ser acesas mais de vinte e uma mil velas para lembrar e homenagear as muitas vidas e rostos que se perderam no combate a esta pandemia que assolou Portugal e o Mundo.

Antecedida de uma pequena missa, a procissão vai percorrer a área circundante do Mosteiro de Bustelo, que estará iluminada com milhares de velas.

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Bustelo, Joaquim Pedroso, “A pandemia da covid-19 fez-nos constatar de que, todos juntos, com a humanidade e solidariedade, conseguimos ser mais fortes do que qualquer desafio. Nestes tempos, apesar de distantes fisicamente, estivemos mais unidos do que nunca nesta luta, que, felizmente, parece agora ter fim à vista. É, no entanto, impossível seguirmos em frente sem lembrarmos e homenagearmos as muitas vidas que perdemos e, por isso, vamos realizar esta Procissão de Velas, que tem um grande significado e simbolismo para todos nós”.