BIBLIOTECA MUNICIPAL ACOLHEU INICIATIVAS CULTURAIS NO ÂMBITO DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Exposição de pintura, apresentação de livro e momento musical marcaram a noite na Biblioteca de Penafiel, que comemora 23 anos de existência

No âmbito das comemorações do 248.º aniversário da elevação de Penafiel a cidade, a Biblioteca Municipal recebeu, no dia 2 de março, a inauguração da exposição “Penafiel, cidade dos meus afetos”, da autoria de Carolina Santos e a apresentação do livro “Voo Solo”, de Fernando Sousa Rodrigues, apresentado por Mário Correia.

A iniciativa contou com a presença de Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel.

A exposição de pintura, de Carolina Santos, é composta por vários elementos característicos da cidade e do concelho de Penafiel, onde a pintora reproduz o que é mais genuíno dos penafidelenses, as suas tradições, lugares e paisagens.

Para Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, “Foi uma excelente forma de arrancar com as comemorações dos 248 anos da nossa cidade, trazendo até nós Penafidelenses que, não residindo cá no momento, têm sempre Penafiel no seu coração. A Carolina Santos, através da sua pintura, e Fernando Rodrigues, através das palavras, levam-nos a viajar por Penafiel e a trazer à memória a nossa infância, a nossa juventude e os tempos vividos por cá. Foi, sem dúvida, um momento de partilha de memórias e vivências muito interessante e que todos registamos com carinho.”

As iniciativas culturais também estiveram enquadradas no 23.º aniversário da Biblioteca Municipal de Penafiel, assinalado a 4 de março. Também a Orquestra de Guitarras do Conservatório de Música de Paredes marcou presença, com um momento musical sob a direção de César Pinto.

A obra “Voo Solo”, de Fernando Sousa Rodrigues é um livro de ficção sobre a vida do piloto da Força Área Portuguesa, e tem como tema principal, o chamamento para o voo e o desejo em cumprir esse sonho. No livro, o autor vai assegurando a continuidade do sonho, com a tomada de importantes decisões.