BIBLIOTECA ITINERANTE DE PENAFIEL EM CONGRESSO EM ESPANHA

Nos passados dias 18, 19 e 20 de outubro, a Biblioteca Municipal de Penafiel fez-se representar, pela segunda edição consecutiva, no 9º Congresso Nacional de Bibliotecas Móveis, realizado em Segóvia (Espanha).

A iniciativa, organizada pela Associação de Profissionais de Bibliotecas Móveis – ACLEBIM, teve como tema principal “Os bibliomóveis contra o despovoamento” e serviu, não só para abordar algumas temáticas inerentes às bibliotecas itinerantes, mas também para a promoção da socialização e partilha de experiências entre os profissionais.

As bibliotecas itinerantes são um instrumento fundamental de proximidade entre o meio rural e os serviços fornecidos pelas bibliotecas públicas, disponibilizando a oferta cultural que, sem este recurso, dificilmente alcançariam. Para apresentar o trabalho levado a cabo pelo Bibliomóvel de Penafiel, o responsável, Rui Guedes, utilizou imagens pertencentes ao Fundo Documental da Biblioteca Municipal para dar aos participantes uma panorâmica dos usos, costumes e tradições de Penafiel.

O evento encerrou com a entrega do “Prémio ACLEBIM”, premiando os vencedores pela sua capacidade de iniciativa e disponibilidade para com o serviço que representam, e uma visita guiada ao centro histórico da cidade de Segóvia.