BIBLIOTECA DE PENAFIEL RECEBE DOAÇÃO DO ESPÓLIO LITERÁRIO DA AEP

No passado dia 30 de janeiro, foi assinado, na Biblioteca Municipal de Penafiel, um contrato de doação do espólio literário da Associação Empresarial de Penafiel (AEP) ao Município.

Para Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Cultura, “O Município de Penafiel agradece à AEP pela doação destes livros. A nossa Biblioteca Municipal ficou mais rica com este espólio. Estas obras históricas vão ser tratadas pelos nossos técnicos, conservadas e partilhadas com todos os penafidelenses. Este protocolo traduz-se também numa forma de preservação da cultura e de respeito pela nossa história e é, sem dúvida, um excelente exemplo para a demais comunidade.

Este protocolo tem como objetivo preservar as obras literárias, que datam do século XVII ao século XX, e colocá-las à disposição da comunidade, que podem agora consultá-las nos depósitos da Biblioteca Municipal.

Para Pedro Bessa, Presidente da Direção da AEP, “É uma enorme satisfação poder partilhar com toda a sociedade penafidelense um conjunto de obras com elevado valor histórico. Esperamos que esta doação da AEP possa ser repetida por outras entidades do Concelho, contribuindo para o enriquecimento do espólio da Biblioteca Municipal de Penafiel, que já era de enorme qualidade.”

Depois da assinatura do contrato de doação, foi feita uma visita aos depósitos da Biblioteca Municipal onde estão os livros. São mais de duas centenas de obras de literatura nacional e estrangeira, dicionários, publicações periódicas e, ainda, diários do governo. Algumas, devido à sua fragilidade e antiguidade, podem apenas ser consultadas em formato digital.