Biblioteca de Penafiel passa a integrar a Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO

Elogiado papel da Biblioteca Municipal na promoção da leitura e dinamização cultural

A Biblioteca Municipal de Penafiel foi selecionada para integrar a Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO (Rede UNAL – UNESCO Associated Libraries).


A Rede UNAL é composta por mais de 500 bibliotecas de todo o mundo e a Biblioteca de Penafiel passa agora a integrar esta prestigiada Rede, considerada como fundamental para a difusão da informação e no combate à iliteracia, contribuindo para o desenvolvimento cultural, social e económico das populações.

0718
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “É com muita satisfação que recebemos esta notícia a elogiar e a reconhecer a qualidade da nossa Biblioteca Municipal. Uma atribuição vinda da UNESCO, colocando a nossa Biblioteca como uma referência a nível nacional e internacional. A Biblioteca Municipal de Penafiel integra a Rede UNAL da UNESCO, o que reforça o seu papel dinamizador, na aposta da promoção de hábitos de leitura e na dinamização de programação cultural diversificada. Uma palavra de reconhecimento e apreço a todos os colaboradores, funcionários e claro, à Diretora da Biblioteca Municipal de Penafiel, Adelaide Galhardo.”


A Rede UNAL reconheceu o papel que a Biblioteca Municipal de Penafiel tem vindo a desenvolver na promoção da leitura e do livro e na dinamização de diversas atividades culturais, como exposições, palestras, apresentações de livros, entre outras.

Para Adelaide Galhardo, Diretora da Biblioteca Municipal, “Ao aceitar nossa candidatura à Rede de Bibliotecas UNESCO, temos a confirmação que o trabalho que temos vindo a desenvolver tem o devido reconhecimento por parte de organizações internacionais, o que é um incentivo para continuarmos a fazer mais e melhor.”


A UNESCO, do qual faz parte a Rede UNAL, é uma agência especializada das Nações Unidas para as áreas da educação, ciência, cultura e comunicação. Esta Rede de Bibliotecas Associadas tem como objetivo aproximar e apoiar as bibliotecas para que, em colaboração com a UNESCO, contribuam para o diálogo em diferentes culturas, divulgação do conhecimento de culturas minoritárias e para o aumento da atenção, em relação a assuntos internacionais, e ainda, divulgação de informação sobre as publicações da UNESCO.