Biblioteca de Penafiel apresentou livro “Na Guerra se fez Amor” de Angelino Pereira

Apresentação contou com uma atuação da orquestra juvenil “Solidó”

A Biblioteca Municipal de Penafiel apresentou, no dia 6 de maio, o livro “Na Guerra se fez amor”, do autor Angelino Pereira.

A apresentação, efetuada pelo próprio autor, contou com a presença da vereadora com o pelouro da cultura, Susana Oliveira.
Angelino Pereira, mestre em Engenharia Humana e professor no ensino superior, desenvolve atividades de consultoria na área da prevenção de riscos profissionais e coordenação de segurança, com vários estudos publicados em revistas especializadas. Dada a sua grande paixão pelas Letras e sentido humanista, prefere dedicar o seu tempo à leitura, à escrita e ao trabalho pela causa social. Grande parte da sua obra tem sido doada em benefício de projetos comunitários. Colaborador em vários jornais, tem também participado em palestras e tertúlias prosaicas e poéticas.

Penafiel

Para Adelaide Galhardo, Diretora da Biblioteca Municipal de Penafiel, “A apresentação deste livro, “Na Guerra se fez o amor” ultrapassa muito o aspeto lúdico, educativo e informativo, assinalando as necessidades e os problemas da sociedade. O autor é um conterrâneo aqui de Penafiel e, por isso, não podemos deixar que as suas obras não passem pela nossa biblioteca. Não posso deixar de realçar a preocupação que o autor tem pelos outros, pois o Angelino Pereira não escreve apenas pelo simples prazer da escrita, mas também pelo caráter informativo e educativo.”

Penafiel

O livro “Na Guerra se fez amor” retrata uma guerra com três gerações e a força do Amor. Este décimo romance de Angelino Pereira fala dos pós 41 anos, e dos 13 anos de guerra colonial em Angola.

Para Angelino Pereira, autor do livro “Na Guerra se fez amor”, “Este livro é uma homenagem dedicada aos combatentes da Guerra Colonial, onde muitas pessoas, como eu, se sacrificaram em prol dos outros. Muitos deles morreram e hoje, felizmente, posso falar na primeira pessoa sobre tudo o que passei e presenciei. Estão registados 8.239.000 mortos na guerra. Quando conto as histórias, arrasto o leitor para as minhas vivências e levo-o pelos meus caminhos, misturando vidas e experiências. Quero agradecer à Câmara Municipal de Penafiel, e em particular à vereadora com o pelouro da cultura, Susana Oliveira, pela sua dedicação e amizade para comigo.”

Penafiel

No seu percurso Angelino Pereira já editou dez livros, teve quarenta participações em várias coletâneas e tem três livros editados no Brasil.

Para Susana Oliveira, vereadora com o pelouro da Cultura, “É sempre um prazer enorme acolher um escritor penafidelense na nossa biblioteca. Este livro aqui apresentado demonstra claramente a capacidade e a preocupação de Angelino Pereira para com os outros. Quero expressar o nosso agradecimento pelo altruísmo e a entrega do Angelino Pereira aos livros e à literatura e pelo contributo que dá à sua terra, Penafiel.”

Esta iniciativa contou ainda com uma atuação da orquestra juvenil “Solidó”.