ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA DO PINHEIRO FAZEM PERCURSOS ENTRE CASA E ESCOLA JUNTOS DE BICICLETA

“Pinheiro Bike Bus” é um projeto pioneiro que desafia comunidade escolar a adotar padrões de mobilidade mais saudáveis e sustentáveis

Caravana de bicicletas é liderada por professores e acompanhada pela GNR

No próximo dia 25 de janeiro (quinta feira), o Agrupamento de Escolas de Pinheiro, em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel e as Juntas de Freguesia de Oldrões, Valpedre, Canelas e Termas de S.Vicente, vai dar início ao “Pinheiro Bike Bus” – um projeto pioneiro que consiste em criar uma caravana de bicicletas com alunos, pais, professores, auxiliares de ação educativa e outras pessoas ligadas a esta instituição escolar.

O objetivo é apostar no uso quotidiano e responsável da bicicleta, promovendo também o ciclismo enquanto modalidade desportiva e contribuindo ainda para a sustentabilidade ambiental e humanização das localidades, de forma a potenciar padrões de mobilidade mais seguros, saudáveis e empoderadores. Também a promoção do convívio e socialização entre a comunidade escolar é um ponto positivo do projeto.

Para o Vereador da Mobilidade da Câmara de Penafiel, Pedro Cepeda, “Este é um projeto importante e promissor, ao qual o Município não poderia ficar indiferente. Através dele, pretendemos trabalhar um conjunto de valências que vão, sem dúvida, ser uma mais-valia na vida das nossas crianças. Significa, sobretudo, aprender uma nova forma de mobilidade, mais amiga do ambiente e igualmente segura, ao mesmo tempo que praticam desporto e criam laços.”

A iniciativa surge no seguimento do projeto educativo “Uma escola que sonha é uma escola que vive”, associando-se à ‘Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Clicável 2020-2030’ e ao ‘Desporto Escolar sobre Rodas’, que lança o desafio à implementação de medidas de promoção do ciclismo nas escolas de Portugal.

Para o Professor João Paulo Ferreira, dinamizador do projeto, “A escola é capaz de encurtar as assimetrias sociais e económicas entre as crianças, mas é também o local em que se constrói o futuro, mudando mentalidades e abrindo horizontes para estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis. É nas crianças que começa a mudança e, nesse aspeto, as escolas têm um papel preponderante!”.

Numa primeira fase, a atividade, que tem previsto o acompanhamento por parte da GNR, vai realizar-se sempre na última quinta feira de cada mês, com a caravana a ser liderada por professores, de manhã, no percurso para a escola e, ao final do dia, no percurso de regresso a casa.

A previsão é de que, no futuro, comece a ser mais regular, havendo ainda o desejo de envolver e capacitar alunos do ensino especial para, daqui a uns meses, terem a possibilidade de se juntarem com bicicletas adaptadas.

Mais info: https://ebspinheiro.net/cms/