Alunos Do Concelho De Penafiel Participaram No Programa “CUIDA-TE”

Iniciativa foi dinamizada pela Câmara Municipal de Penafiel, no âmbito de uma candidatura ao programa “Cuida-te” do IPDJ

Cerca de 300 alunos do ensino secundário do concelho de Penafiel participaram no programa “Cuida-te”, do Instituto Português do Desporto e Juventude em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel, cuja candidatura foi apresentada pelo Grupo de Jovens da Capela (CECA), num desafio lançado em 2017.

A iniciativa ficou marcada por um teatro-debate “(In)dependências”, constituído por um prólogo e cinco situações de tipos de dependência, como, o telemóvel e computador; álcool, drogas e consequências; hábito ou dependência; diversidade e curiosidade; dependências e famílias.

Para Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Promoção da Cidadania da Câmara Municipal de Penafiel, “Esta iniciativa permitiu que os alunos do nosso concelho interagissem com os atores sobre os temas em análise. No final da peça de teatro foram levantadas questões sobre os perigos associados às diversas situações de dependência que os nossos jovens estão sujeitos. É muito importante promovermos este género de parcerias, que têm como objetivo elucidar os nossos jovens para a adoção de um estilo de vida saudável, fazendo-os sair da sua zona de conforto e falar com eles de forma aberta e clara dos problemas. Foi, sem dúvida, uma excelente forma de lhes passar mensagens tão importantes.”